Bom dia!
Nessa semana quero conversar com você sobre os produtos que usamos e cuidados que temos no nosso dia a dia e que muitas vezes, na hora de escolher o que é melhor para o nosso cabelo gera dúvidas.
Eu quero te dizer que a escolha errada do shampoo pode causar danos aos fios de cabelo e couro cabeludo. Isso mesmo! Um produto simples, mas que em algumas situações vira inimigo do cabelo saudável.
Muitas pessoas sentem o cabelo opaco, poroso, ressecado e com pontas duplas. Diante dessa fragilidade dos fios, apostam no kit de manutenção para reparar esses danos e este acaba piorando a situação. Se você passa por isso, não se preocupe, com essas informações e pequenos ajustes, nunca mais isso vai te acontecer.
Embora o shampoo seja um dos cosméticos mais usados, não é dada a devida importância a ele.
Quando usamos um shampoo adstringente (de PH elevado), ele vai limpar muito o couro cabeludo, podendo causar até descamação do mesmo, além disso deixará as cutículas do cabelo eriçadas, deixando o cabelo áspero, opaco e fragilizado.
Em contrapartida, um shampoo de PH muito baixo, fará a limpeza apenas de modo superficial, e ao longo dos dias o cabelo ficará com a aparência sebosa, juntando uma oleosidade excessiva no couro cabeludo, o que também é um problema para a saúde capilar.
Percebe como é importante o equilíbrio do PH do shampoo? Além disso, se faz necessário caprichar no enxague, pois deixar resíduos nos fios faz com que eles fiquem grudados uns nos outros e até mesmo no couro, dando um aspecto de cabelo pesado.
O companheiro inseparável do shampoo, o condicionador, é também alvo de dúvidas e erros no seu uso, mas vamos descomplicar isso!
Sim! Sim! Sim! Todo cabelo precisa de um bom condicionador, mesmo os mais oleosos!
Não! Não! Não! A máscara não faz a vez do condicionador ou vice e versa. Cada um tem sua função única e exclusiva.
A função do condicionador é selar (fechar) as cutículas, melhorar a penteabilidade, além de promover a leveza dos fios. O seu uso contínuo cria um filme na fibra capilar ajudando na proteção de agressões externas.
Já a máscara, tem como função principal levar até o córtex todos os nutrientes necessários para restaurar a saúde dos fios.
Por isso existem diferentes protocolos que devemos lançar mão conforme a necessidade de cada cabelo. Ah! Precisa mais uma vez caprichar no enxágue! Trata-se de um produto de tratamento e não é saudável deixar secar no cabelo.
Viu só como um não faz a vez do outro?
E para finalizar o cuidado com 100% de satisfação, precisamos entender a necessidade do leave-in ou creme de pentear e fluidos.
Mesmo os fios mais oleosos precisam dessa proteção, mas neste caso, devemos escolher um de textura bem leve e livre de óleo.
O leave-in é um cosmético sem enxágue, e a sua principal função é proteger o cabelo de agressões como raios UVA/UVB, proteger da agressão por tração mecânica (escovas, chapinha e baby liss).
Além disso, ele pode promover controle de volume ou mesmo ajudar a criar volume, conforme o desejo.
Ele tem também ação desembaraçante, contém ativos anti-frizz, além de ajudar na prevenção de pontas duplas. E ainda contém ativos hidratantes ajudando combater o ressecamento.
No caso de cabelos secos pode ser usado mais de uma vez ao dia.
Ufa! Quantos benefícios em um único produto!
Para garantir o sucesso da manutenção em casa, vale a pena decorar a ordem de aplicação:
Shampoo
Máscara de tratamento
Condicionador
Leave-in
Vem conhecer! Vem pro mundo Sollér!
JULIANA ORIANI
Embaixadora técnica Sollér Brasil
COMPRE NO SITE COM O CUPOM DE DESCONTO: JU.ORIANI