Você conhece a estrutura do cabelo?

Você sabe o que é incompatibilidade química?
1 de outubro de 2021
Você sabe a importância do kit de manutenção?
1 de outubro de 2021

Você conhece a estrutura do cabelo?

Bom dia!

Ao longo do ano venho me dedicando a trazer para você mais conhecimento e dicas que certamente facilitará muito o seu trabalho, mesmo assim, tenho percebido algumas lacunas que ainda precisamos preencher com informações precisas.

Quero te convidar a imaginar agora um mundo onde o médico não conhece o corpo humano e suas reações, onde o advogado não conhece nada de legislação...um mundo onde o pedreiro sequer conhece tijolo ou cimento... um professor que não conhece o mundo acadêmico...

Seria estranho e perigoso não é mesmo?

Agora imagina só um cabelereiro(a) que não conhece profundamente o seu instrumento de trabalho: o cabelo... como lidar com isso?

Aprofundar e estudar sobre o fio de cabelo é o item número um para o seu sucesso nessa linda profissão.

Então vamos mergulhar mais no assunto?!

Um fio de cabelo é composto por carbono, hidrogênio, nitrogênio, oxigênio e enxofre.

Carbono: 45%

Hidrogênio: 7%

Oxigênio: 28%

Nitrogênio: 15%

Enxofre: 5%

Juntos formam a proteína que se chama queratina, e essa equivale a 85% da composição dos fios, completando com 12% de água e 3% de lipídeos.

Por isso aprendemos que para ter um cabelo saudável precisamos constantemente fazer a reposição proteica (queratina), reposição lipídica (óleos) e reposição hídrica (água).

O cabelo é dividido em 3 partes que são: cutícula, córtex e medula.

A CUTÍCULA é a parte externa do fio, ou seja, aquela que conseguimos ver a olho nu. "Sua função é proteger o córtex e criar uma barreira para produtos químicos. Ela é composta por camadas de queratina (proteína) e cerâmicas (um tipo de lipídeo) que age como uma cola que mantém essas camadas no lugar.

A cutícula tem 3 camadas:

  • Epicutícula - Camada externa 
  • Exocutícula - Camada intermediária
  • Endocutícula - Camada interna  

Já o CÓRTEX é onde existe a macrofibrila, a microfibrila e tudo que envolve a estrutura do cabelo. Quando nós depositamos tratamento e pigmento(cor), é no córtex, quando descolorimos o cabelo, é também no córtex.

Sabe por quê? Porque a cutícula natural é transparente, não tem cor. Isso mesmo! Quando aplicamos uma coloração, nós a colorimos artificialmente. Portanto coloração, descoloração, ou tratamentos, tudo isso é realizado no córtex, pois aí está todos s pigmentos e nutrientes. Daí vem a importância de preservá-lo saudável.

O córtex saudável indica cabelo resistente com elasticidade adequada.

Já a MEDULA é um tanto curiosa. Alguns cabelos possuem medula e outros não tem. Outra curiosidade é que alguns desses que tem medula não são tão saudáveis e os que não tem são saudáveis.

Mas, nós profissionais, precisamos mesmo é nos preocupar com o córtex e com as cutículas, pois a mágica da transformação acontece aí.

A ordem dos acontecimentos é simples de entender: primeiro um ativo dilata as cutículas para que um segundo ativo trabalhe a transformação desejada. Em seguida, fazemos a reposição de nutrientes perdidos durante esse processo de transformação, selamos e levamos esse cabelo ao seu PH natural, finalizando assim todo o processo.

Um outro fato curioso é que mesmo sem muita função quando falamos de transformação química, nos testes de DNA é usado a medula do fio para essa análise.

Diante desse estudo, você certamente já compreenderá onde cada ativo age no cabelo e o momento adequado para aplicá-lo.

Vem conhecer! Vem pro mundo Sollér!

JULIANA ORIANI

Embaixadora técnica Sollér Brasil

COMPRE NO SITE COM O CUPOM DE DESCONTO: JU.ORIANI