Bom dia!
Dando continuidade ao artigo da semana passada, hoje trouxe um assunto bastante interessante para entendermos mais sobre diversos tipos de queda de cabelo: a ALOPECIA.
Alopecia é a perda de grande quantidade de cabelo, que pode acontecer por meio de alterações hormonais, inflamação, genética e até doenças sistêmicas.
A queda pode acontecer em outras partes do corpo que contêm fios de cabelo, como barba, sobrancelha, bigode, entre outros.
Existem diversos tipos de alopecia:
- alopecia areata
- alopecia androgenética
- alopecia cicatricial
- alopecia mecânica
- alopecia traumática
- alopecia seborreica
- alopecia total
- alopecia universal
ALOPECIA AREATA
É uma inflamação crônica dos folículos pilosos, que provoca a queda de cabelo. As causas não são bem definidas, mas a condição é caracterizada pela perda de fios em tufos, deixando falhas circulares pelo couro cabeludo ou outras regiões do corpo.
Entre as possibilidades, aponta-se que estresse e fatores autoimunes podem desencadear ou agravar os episódios de queda dos fios.
Nesse quadro, o tratamento pode incluir o uso de medicamentos orais ou injetáveis, que atuam controlando a queda e estimulando o crescimento dos fios.
ALOPECIA ANDROGENÉTICA (CALVICÍE)
Esse tipo de queda faz com que o cabelo passe a ficar mais fino, a partir do meio da cabeça até toda a região de trás. Está associada com a predisposição genética, ou seja, quando na família existe alguém que já possui a doença.
A calvície pode atingir homens e mulheres e também tem relação com a idade, sendo mais frequente na fase adulta.
ALOPECIA CICATRICIAL
A alopecia cicatricial provoca a perda permanente dos fios e gera cicatrizes que destroem a capacidade de regeneração do fio. Costuma ser causada por queimaduras químicas, físicas ou por quimioterapia, mas também tem relação com doenças como tuberculose e leishmaniose.
ALOPECIA MECANICA
Perda temporária ou definitiva dos cabelos, as principais causas são procedimentos químicos realizados como alisamentos, alongamentos e até queimaduras.
AlOPECIA TRAUMATICA
Ocorre quando há uma ação sobre o couro cabeludo, em situações como pós-cirurgias, uso de tinturas, infecções, temperaturas extremas, fios muito presos em penteados de tranças, dreadlocks, entre outros. Caso o problema seja detectado de forma precoce, é possível revertê-lo.
ALOPECIA SEBORREICA
Este tipo de queda tem início nas laterais e parte de trás da cabeça, sendo mais comum nos homens. A alopecia seborréica pode evoluir e atingir todo o couro cabeludo. Quanto mais cedo o início da queda, mais preocupante é a condição.
ALOPECIA TOTAL
Ocorre quando acontece a queda de todos os fios de cabelo, mas as outras partes do corpo contêm pelos não sofrem nenhuma alteração. Geralmente, é causada por uma herança genética, mas existem alguns casos que tem fundo emocional.
Quando além dos fios do cabelo, caem também todos os pelos do corpo, chamamos de alopecia UNIVERSAL, é a versão mais grave de todas as alopecias.
Além de todas essas variedades da alopecia, existe também a TRICOTILOMANIA, que é um transtorno que faz com que as pessoas sintam uma vontade de puxar constantemente seus cabelos. Algumas pessoas não se dão conta do problema e puxam seus fios inconscientemente, durante alguma atividade.
Em alguns casos não são só os fios de cabelo que são arrancados, mas também cílios, sobrancelhas e até mesmo pelos do nariz . A tricotilomania é vista como um transtorno mental, que possui tratamento.
Portanto, é necessário entender que a queda de cabelos em excesso, não é normal!
Se você está passando por isso, ou conhece alguém que está, é necessário buscar ajuda de um profissional para te ajudar a discernir o melhor caminho e tratamento a ser realizado, pois na maioria das vezes tem cura, e quanto mais cedo o diagnóstico correto, mais rápido será os resultados.
Seu bem estar é importante para nós. Vem conhecer! Vem pro mundo Sollér!
Juliana Oriani
Embaixadora Técnica Sollér Brasil
COMPRE NO SITE COM O CUPOM DE DESCONTO: JU.ORIANI