Você conhece os tipos de Alopecia?

Você sabe o que Eflúvio?
1 de outubro de 2021
Você sabe a diferença entre matização, neutralização e tonalização?
1 de outubro de 2021

Você conhece os tipos de Alopecia?

Bom dia!

Dando continuidade ao artigo da semana passada, hoje trouxe um assunto bastante interessante para entendermos mais sobre diversos tipos de queda de cabelo: a ALOPECIA.

Alopecia é a perda de grande quantidade de cabelo, que pode acontecer por meio de alterações hormonais, inflamação, genética e até doenças sistêmicas.

A queda pode acontecer em outras partes do corpo que contêm fios de cabelo, como barba, sobrancelha, bigode, entre outros.

Existem diversos tipos de alopecia:

- alopecia areata

- alopecia androgenética

- alopecia cicatricial

- alopecia mecânica

- alopecia traumática

- alopecia seborreica

- alopecia total

- alopecia universal

 ALOPECIA AREATA

É uma inflamação crônica dos folículos pilosos, que provoca a queda de cabelo. As causas não são bem definidas, mas a condição é caracterizada pela perda de fios em tufos, deixando falhas circulares pelo couro cabeludo ou outras regiões do corpo.

Entre as possibilidades, aponta-se que estresse e fatores autoimunes podem desencadear ou agravar os episódios de queda dos fios.

Nesse quadro, o tratamento pode incluir o uso de medicamentos orais ou injetáveis, que atuam controlando a queda e estimulando o crescimento dos fios.

ALOPECIA ANDROGENÉTICA (CALVICÍE)

 

Esse tipo de queda faz com que o cabelo passe a ficar mais fino, a partir do meio da cabeça até toda a região de trás. Está associada com a predisposição genética, ou seja, quando na família existe alguém que já possui a doença.

A calvície pode atingir homens e mulheres e também tem relação com a idade, sendo mais frequente na fase adulta.

ALOPECIA CICATRICIAL

A alopecia cicatricial provoca a perda permanente dos fios e gera cicatrizes que destroem a capacidade de regeneração do fio. Costuma ser causada por queimaduras químicas, físicas ou por quimioterapia, mas também tem relação com doenças como tuberculose e leishmaniose.

ALOPECIA MECANICA

Perda temporária ou definitiva dos cabelos, as principais causas são procedimentos químicos realizados como alisamentos, alongamentos e até queimaduras.

AlOPECIA TRAUMATICA

Ocorre quando há uma ação sobre o couro cabeludo, em situações como pós-cirurgias, uso de tinturas, infecções, temperaturas extremas, fios muito presos em penteados de tranças, dreadlocks, entre outros. Caso o problema seja detectado de forma precoce, é possível revertê-lo.

ALOPECIA SEBORREICA

Este tipo de queda tem início nas laterais e parte de trás da cabeça, sendo mais comum nos homens. A alopecia seborréica pode evoluir e atingir todo o couro cabeludo. Quanto mais cedo o início da queda, mais preocupante é a condição.

ALOPECIA TOTAL

Ocorre quando acontece a queda de todos os fios de cabelo, mas as outras partes do corpo contêm pelos não sofrem nenhuma alteração. Geralmente, é causada por uma herança genética, mas existem alguns casos que tem fundo emocional.

Quando além dos fios do cabelo, caem também todos os pelos do corpo, chamamos de alopecia UNIVERSAL,  é a versão mais grave de todas as alopecias.

Além de todas essas variedades da alopecia, existe também a TRICOTILOMANIA, que é um transtorno que faz com que as pessoas sintam uma vontade de puxar constantemente seus cabelos. Algumas pessoas não se dão conta do problema e puxam seus fios inconscientemente, durante alguma atividade.

Em alguns casos não são só os fios de cabelo que são arrancados, mas também cílios, sobrancelhas e até mesmo pelos do nariz . A tricotilomania é vista como um transtorno mental, que possui tratamento.

Portanto, é necessário entender que a queda de cabelos em excesso, não é normal!

Se você está passando por isso, ou conhece alguém que está, é necessário buscar ajuda de um profissional para te ajudar a discernir o melhor caminho e tratamento a ser realizado, pois na maioria das vezes tem cura, e quanto mais cedo o diagnóstico correto, mais rápido será os resultados.

Seu bem estar é importante para nós. Vem conhecer! Vem pro mundo Sollér!

Juliana Oriani

Embaixadora Técnica Sollér Brasil

COMPRE NO SITE COM O CUPOM DE DESCONTO: JU.ORIANI