Bom dia!
Hoje quero conversar com você sobre algo que nos parece simples, mas gera muitas duvidas em nosso dia a dia.
Vamos falar dos erros cometidos no cuidado diário dos cabelos?
Esses erros são mais comuns do que imaginamos, vou falar dos mais cometidos, assim poderemos evita-los e garantir a beleza, e acima de tudo, a saúde dos fios.
Quero pontuar alguns desses "pecados":
- Dormir com o cabelo molhado: favorece o aparecimento de fungos que são responsáveis por varias doenças do couro cabelo.
- Prender o cabelo molhado. Além de dificultar a secagem completa dos fios, deixa o cabelo marcado, e o excesso de umidade por muito tempo também pode gerar a proliferação de fungos.
- Pentear o cabelo muito rápido e com força. O correto é pentear começando pelas pontas e ir subindo até a raiz, calmamente, o melhor acessório para esse processo é a escova raquete.
- Aplicar shampoo no cabelo todo. Na hora da higienização o correto é a aplicação no couro cabeludo de maneira uniforme, evitando assim a concentração em um só ponto especifico.
- Fazer o uso do condicionador cabelo todo. A maneira correta de usa-lo é aplicando somente no comprimento e pontas, evitando a raiz. Assim evitamos o favorecimento da oleosidade excessiva.
- Uso de água quente. A temperatura ideal é a água morna. A alta temperatura remove a oleosidade natural e favorece o ressecamento dos fios. Já a água fria, ela condensa a oleosidade no couro cabelo dificultando a limpeza do mesmo.
- Fazer o uso da chapinha (prancha ou piastra) no cabelo úmido. Esse costume literalmente frita os fios, ou seja, destrói a fibra capilar. É necessário que os fios estejam 100% secos e é imprescindível a aplicação de um bom protetor térmico para evitar danos no uso do acessório de alta temperatura.
- Usar qualquer shampoo e condicionador. Precisamos nos atentar na escolha de produtos adequados para o nosso tipo de cabelo, com o ph equilibrado. No dia a dia o uso de shampoo alcalino, com o ph acima de 5,5 é um vilão, pois ocorrerá a abertura das cutículas, favorecendo o ressecamento.
- Uso de shampoo infantil. A sua composição é alcalina, não se adequando ao cabelo adulto, causando o ressecando. (tem um post anterior explicando bem esse assunto, corre lá que vale apena entender). Devemos ficar longe desses produtos.
- Fazer processos químicos um seguido de outro (mechas, alisamento, progressiva, botox, etc). É necessário dar pausa entre um processo e outro. Nessa pausa, devemos tratar os fios para combater a porosidade.
- Pegar creme do pote com as mãos. A maneira correta de manusear o produto é com espátula, pincel ou colher de plástico. Quando colocamos a mão direta dentro do pote, podemos contaminar o mesmo e até alterar o seu ph.
- Usar receitas caseiras. Hoje a tecnologia está super avançada, existem produtos apropriados para cada situação especifica que garantem resultados fantásticos.
Pequenas mudanças diárias já garantem um ótimo resultado, evitam muitas vezes que o cabelo seja danificado. Isso vale para os cabelos naturais e também para os quimicamente processados.
Vem conhecer! Vem pro mundo Sollér!
Juliana Oriani
Embaixadora técnica Sollér Brasil
COMPRE NO SITE COM O CUPOM DE DESCONTO: JU.ORIANI