Você acha que adulto pode usar shampoo com formula especial para crianças?

Você sabia que o cabelo é matéria morta?
30 de setembro de 2021
Vamos falar dos erros cometidos no cuidado diário dos cabelos?
30 de setembro de 2021

Você acha que adulto pode usar shampoo com formula especial para crianças?

Bom dia!

 

Hoje quero conversar com você sobre algo que confunde muito as pessoas. Shampoo infantil! Isso mesmo, você acha que adulto pode usar shampoo com formula especial para crianças?

Não! Não podemos usar um shampoo infantil em cabelos adultos!

 

Mas por que adulto não pode usar shampoo infantil? Essa pergunta é bastante comum, mas a resposta é bem interessante. Isso diz respeito ao cabelo ressecado, vamos entender?!

Muitas pessoas fazem o uso de shampoo infantil pensando que é melhor para o cabelo. Pensam assim pois os cabelos das crianças sempre são na grande maioria macios e brilhantes.

 

Mas antes, quero te mostrar o PH dos shampoos e cabelos.

Os shampoos infantis possuem um pH (potencial de hidrogênio) em torno de 7,0, pois o pH do couro cabeludo infantil também é em torno de 7,0 e 7,5.
Já o pH do cabelo e couro cabeludo dos adultos é em torno de 4,5 e 5,5.

Agora vamos entender o que esse pH significa.

A tabela de pH vai do 0 ao 14, e no 7,0 o pH é neutro, abaixo de 7,0 o pH é ácido e quando é acima de 7,0 o pH é alcalino.

 O shampoo infantil tendo um pH 7,0 ele é neutro apenas para as crianças que também tem o pH do cabelo em torno de 7,0.  Por isso esses shampoos também não ardem os olhos, pois tem o pH neutro 7,0 que é menor que o pH da lágrima que é 7,2.
Já para adultos esse tipo de shampoo é alcalino, pois tem um pH mais alto que o do cabelo adulto que é 4,5 e 5,5.

Quando temos um pH alcalino em um produto, este irá eriçar as cutículas do fio de cabelo. E para o cabelo de adulto, o pH neutro seria em torno de 4,5 e 5,5. Ao usar um shampoo com pH de 7,0, esse se torna alcalino para o fio de cabelo de adulto. E cutícula aberta não segura a hidratação no fio, ficando assim poroso e com volume.

Portanto, os shampoos específicos para adultos têm o pH menor, entre 4,5 e 5,5 para abrir eriçar levemente a cutícula, fazer a limpeza necessária, e em seguida devemos usar condicionador pra contrair as cutículas.

Devemos usar shampoo alcalino ( que são os anti resíduos, ou de limpeza profunda ), apenas uma vez ao mês para fazermos uma melhor higienização do couro cabeludo e ter uma leve abertura das cutículas  para que seja feito uma hidratação mais profunda.

 Em seguida devemos usar um condicionador com pH abaixo de 4,5, portanto um pH ácido que fechará as cutículas do fio.

O PH dos produtos adultos são equilibrados para atender as necessidades do cabelo e couro cabeludo adulto.

A partir de 7 ou 8 anos de idade, deve-se começar a transição de produtos de crianças por produtos de adultos. Pois nesse momento o PH das crianças começa a mudar para um PH adulto.

Vem pro mundo Sollér!

Juliana Oriani

Embaixadora Técnica Sollér Brasil 

COMPRE NO SITE COM O CUPOM DE DESCONTO: JU.ORIANI