Você sabia que o couro cabeludo é uma extensão da nossa pele?

Você sabe o que é corte químico?
30 de setembro de 2021
Você sabia que o cabelo é matéria morta?
30 de setembro de 2021

Você sabia que o couro cabeludo é uma extensão da nossa pele?

Bom dia!

 

Você sabia que o couro cabeludo é uma extensão da nossa pele? E nele pode aparecer diversas patologias, (doenças capilares). Elas precisam ser tratadas por um dermatologista.

 Algumas dessas doenças são bastante comuns, e muitas vezes nem pensamos que é realmente algo sério. O fato é que, se não for tratada de maneira adequada, pode levar a perda definitiva dos cabelos.

Então vamos conhecer algumas?

Já ouviu falar em dermatite seborreica? É a tão conhecida “caspa”. É a excessiva oleosidade, associada a descamação e inflamação do couro cabeludo.

É causada comumente pela presença de fungos ou decorrente do stress. Pode formar crostas, que depois se descamam podendo causar até feridas. O seu tratamento é feito com shampoos anti-inflamatórios e antifúngicos. Quando não tratada, a seborreia ou dermatite seborreica pode ajudar no aparecimento de outros problemas, como por exemplo a alopecia androgenética.

Esse nome (alopecia androgenética) é pouco comum, porém é muito conhecida. É a calvície masculina, porém, ela atinge muitas mulheres!

É causada pela sensibilidade do folículo piloso ao hormônio dihidro - testosterona, que leva ao enfraquecimento dos fios, até que fiquem bem finos. Pode aparecer entre a puberdade e a vida adulta, em diferentes graus.

Na mulher, o cabelo vai se tornando mais fino e ralo apenas na parte frontal do couro cabeludo, dificilmente vai ocorrer a calvície total.

Já no homem, a queda dos fios acontece gradualmente, começando normalmente pelas têmporas. Pode ser tratada com a administração de medicamentos inibidores da dihidro – testosterona ou que estimulam o crescimento de maneira saudável.

Já a alopecia areata, a calvície resulta de uma doença autoimune, o organismo reconhece as próprias células como ameaça e as ataca, podendo em alguns casos estar associado ao vitiligo ou problemas de tireoide.

A queda acontece em clareiras circulares, tanto na cabeça, como em outras partes do corpo como barba, sobrancelhas ou cílios.

Embora a medicina não comprove tratamento efetivo para essa doença, é possível recorrer a medicamentos e procedimentos estéticos que diminuem a intensidade ou até mesmo sanam o problema.

Outra doença muito comum, é a psoríase. Sua principal característica é a vermelhidão e descamação esbranquiçada em todo o couro cabeludo, a psoríase causa bastante coceira e é frequentemente confundida com a dermatite seborreica. É uma doença associada a herança genética, não sendo contagiosa.

Geralmente é tratada com loção anti-inflamatória (corticosteroide) e shampoo a base de alcatrão e ácido salicílico. Além disso, a exposição ao sol é bastante benéfica.

Além do desconforto, essas doenças afetam de maneira direta a autoestima. Por isso, no primeiro sinal de desiquilíbrio, precisamos procurar ajuda profissional, pois quanto mais rápido o diagnóstico, melhor será o sucesso do tratamento.

Agora você já pode ficar atento aos sinais do seu couro cabeludo e garantir ainda mais a saúde dos seus cabelos!

Vem aprender! Vem pro mundo Sollér!

Juliana oriani

Mademoiselle._beauty

Embaixadora técnica Sollér Brasil

COMPRE NO SITE COM O CUPOM DE DESCONTO: JU.ORIANI