Você sabe o PH do seu cabelo?

Como usar corretamente a cartela de cores?
27 de agosto de 2021
5 tons de loiros que nunca saem de moda
23 de setembro de 2021

Você sabe o PH do seu cabelo?

Bom dia!

Você já ouviu falar em PH? Quero mostrar para você a importância de entender o que é PH. Com essa compreensão podemos promover um trabalho de qualidade, tanto quando o assunto é transformação química ou tratamento.

A sigla PH significa potencial de hidrogênio. E este está presente em tudo onde contém água. Ele é determinado pela concentração de íons de hidrogênio (H*), e serve para medir o grau de acidez, neutralidade ou alcalinidade.

Você deve estar pensando: “como isso interfere no cabelo”?

É simples; se um cosmético tem o PH abaixo de 7, ele é ácido e servirá como tratamento, sendo assim promoverá o selamento de cutículas. Se o PH, for acima de 7, esse produto é alcalino, e isso causará uma transformação na fibra capilar.

O fio de cabelo, geralmente tem o seu PH entre 4,5 e 5,5, dependendo da região, se for mais fria ou quente, esse PH pode ser mais baixo ou mais alto, entre 6 e 4.

Para tratar uma fibra capilar, precisamos de um produto que seja igual ou menor do PH do cabelo. Portanto, máscaras, condicionadores devem ter o PH entre 3 e 4, ou até 4,5. Já os shampoos entre 4,5 até 5,5. Um shampoo PH 5,5 é um produto de uso diário e balanceado.

Na tabela de escala de PH, o 7 é neutro. Mas esse 7 para o cabelo, já se trata de um PH alto, portanto um produto com esse PH vai eriçar as cutículas.

Os shampoos infantis geralmente, tem o seu PH 7, que é o mesmo PH da lágrima, e esse é o motivo de não arder os olhos. Mas é um equívoco pensar que um shampoo infantil neutro é o meu para um cabelo adulto.

O PH ácido fecha as cutículas, preservando assim a umidade do cabelo, dessa maneira os tratamentos de reposição hídrica, lipídica e proteica são mantidos dentro da fibra capilar, fazendo assim um cabelo saudável, refletindo uma cor vibrante e duradoura.

Já o PH alcalino promove a abertura das cutículas, assim o fio fica vulnerável a qualquer ação externa, além de não reter líquidos e nutrientes essenciais para a saúde do fio.

Cosméticos que transformam como: colorações, descolorantes e alisamentos são alcalinos e após a sua ação precisam ser neutralizados para que aconteça o equilíbrio do PH novamente nesse fio.

Mas seguindo essa teoria, você pode pensar que as escovas progressivas tratam o cabelo, já que seu PH é 2, porém, o PH quando é muito baixo, ele também tem o poder de transformar, e após essa transformação, o cabelo precisa ter o seu PH novamente equilibrado.

Quando não fazemos esse trabalho de equilíbrio do PH, temos um cabelo opaco, poroso, sem balanço.

A textura dos fios é que vai nos mostrar se ele está com o seu PH adequado. Se este cabelo estiver com brilho, macio, aspecto saudável, certamente essas cutículas estão seladas e a acidez equilibrada.

Já num cabelo que temos ressecamento, opacidade, elasticidade em excesso, pontas quebradiças, o PH certamente está alcalino. Nesse caso, são necessários cuidados especiais a fim de trazê-lo para o PH adequado.

O cronograma capilar te ajudará nesse trabalho de restauração da fibra capilar. Lembre-se que o sucesso do cabelo saudável está no equilíbrio da água, lipídeos e proteínas.

Vem conhecer! Vem pro mundo Sollér!

JULIANA ORIANI

Embaixadora técnica Sollér Brasil

COMPRE NO SITE COM O CUPOM DE DESCONTO: JU.ORIANI