Mitos e Verdades!
1 de outubro de 2021
Morena Iluminada e suas Nuances
14 de outubro de 2021

Queda ou Quebra?

Olá!

Hoje quero abordar um assunto, que muitas vezes é motivo de pânico em pessoas que passam por um ou mais processos de transformação química: a quebra dos fios.

Você já passou as mãos pelo cabelo e enquanto isso, fios de cabelo se desprenderam e saíram na sua mão? Saiba que é normal e natural. Toda pessoa que tem a saúde capilar em dia perde em média 100 fios por dia, trata-se da fase telógena (é a fase em que um novo fio de cabelo vem nascendo, e assim vai empurrando o cabelo velho e este se desprende e cai). Mesmo um cabelo de aparência saudável e hidratado passa por essa fase.

Mas, quando esse volume de cabelo aumenta na sua mão, e o bulbo capilar não está grudado ao fio, isso caracteriza uma quebra de fios. Fios secos e espigados, com pontas umas mais curtas que outras, ou mesmo que apresentam rigidez, é sinal que esse cabelo está quebrando. 

Quando falamos de queda, abrimos um leque de causas como por exemplo, estress, carência alimentar, uso de medicamentos específicos, entre outros. Muitas vezes ocorrem até mesmo falhas no couro cabeludo. Nesses casos, é necessário o tratamento com um dermatologista ou um tricologista.

Quando falamos de quebra, o fio se parte, e isso ocorre quando o mesmo é fragilizado por processos químicos, ou por falta de reposição hídrica, lipídica e proteica. Ou ainda por tração mecânica como por exemplo uso excessivo de chapinha, uso de elásticos para prender o cabelo, além do mau uso de pentes e escovas na hora de desembaraçar os fios.

Alguns cuidados básicos podem reduzir a quebra consideravelmente. Entre eles:

 

  • Aplicar o shampoo e condicionador com suavidade. O ideal é fazer movimentos suaves com a ponta dos dedos, espalhando os produtos de cima para baixo.
  • Desembaraçar os cabelos começando pelas pontas e seguindo até chegar na raiz. Caso contrário, pode causar nós, que ao serem desembaraçados, ocasionam mais quebras.
  • Utilizar escovas e pentes adequados para cada perfil de cabelo. Os mais indicados são os com cerdas mistas ou naturais, que danificam menos os fios.
  • Use e abuse dos protetores térmicos. O excesso de calor do secador e da chapinha são alguns dos principais motivos que levam o cabelo a se quebrar. O protetor evita o ressecamento, melhorando o aspecto geral do fio e impedindo que ele se parta.
  •  Evitar sempre prender o cabelo molhado, pois o elástico pode causar a quebra devido ao rompimento da fibra capilar. Esse hábito prejudica o visual como um todo, pois a umidade é ambiente favorável para a proliferação de fungos.

Vale ressaltar que o excesso de processos químicos faz aumentar as chances da quebra dos fios. Portanto, se faz necessário definir estratégias para evitar esse problema. Pois em casos extremos, pode ocorrer até mesmo um corte químico. Mas a boa noticia, é que existe muita tecnologia a nossa disposição para a recuperação dos cabelos quebradiços.  São tratamentos que fazem toda a reposição proteica dos fios, devolvendo resistência e elasticidade adequada, além de reequilibrar o ph natural dos fios e controlar os fios.

No trabalho dessa semana, o procedimento escolhido foi uma iluminação perolada, remetendo a modernidade e delicadeza da modelo. Foi utilizado no processo de descoloração o pó descolorante HI BLOND com oxidante de 20 volumes e tonalizado com a coloração 8.89 radiance plus com oxidante de 8 volumes. Para garantir a saúde dos fios escolhi o tratamento RESISTANCE, que é um complexo reconstrutor, garantindo assim a reposição de queratina, promovendo resistência, maleabilidade e brilho, evitando a temida quebra dos fios.

Vem conhecer um mundo de possibilidades! Vem para o mundo S’ollér!

JULIANA ORIANI

Embaixadora técnica S’ollér Brasil