O que é porosidade capilar?

Cabelo doce de leite ou cabelo caramelo?
1 de outubro de 2021
Como cuidar dos cabelos crespos e cacheados
1 de outubro de 2021

O que é porosidade capilar?

Bom dia!

Hoje quero conversar com você sobre a porosidade capilar? É um fator relacionado à saúde dos fios e pode ser a resposta para o aspecto que o cabelo da sua cliente (ou o seu) apresenta neste momento.

Entender o nível de porosidade é primordial para a identificação do quanto as madeixas podem estar danificadas, se precisam de hidratação ou se estão saudáveis.

Mas o que é Porosidade Capilar?

É o que determina o quanto o cabelo pode reter e absorver a umidade e outros nutrientes, ela é uma característica da fibra capilar, que indica a capacidade de absorção de água e tudo o que seu cabelo precisa.

A porosidade tem diversas origens e pode apresentar 3 diferentes níveis: baixa, normal e alta. Cabelos de baixa porosidade têm cutículas bem próximas umas das outras, já cabelos de porosidade normal, têm cutículas ligeiramente menos unidas e os de alta porosidade têm as cutículas mais espalhadas.

O seu nível pode estar ligado a diversas causas, como alta exposição solar ou excessivos procedimentos capilares sem proteção.

Químicas como alisamentos, descoloração, coloração, além dos fatores naturais, como sol, vento e água do mar, alteram o pH do cabelo, resultando na abertura da cutícula, aumentando assim a porosidade.

 

Como cuidar da fibra capilar de acordo com a porosidade?

Fios com baixa porosidade estão, tecnicamente, saudáveis. Porém, esse nível de porosidade indica que o cabelo não está sendo hidratado corretamente.
As cutículas capilares estão intactas, mas um pouco secas e emaranhadas pela falta de hidratação. Neste caso, vale apostar na hidratação. 

Fios com porosidade normal, são os mais fáceis de cuidar, porque têm as cutículas mais soltas e a umidade penetra facilmente. Mas nem por isso podemos diminuir os cuidados! Uma boa nutrição promove um cuidado de alta performance para esse perfil.  

Fios com alta porosidade merecem bastante atenção! Geralmente com grande ressecamento, frizz e quebra, nesse nível de porosidade as cutículas estão salientes e bem abertas.

Neste caso, é necessário fazer a reposição de queratina, através da reconstrução capilar. Nesse tratamento, é feito um deposito do ativo nos fios, já que o mesmo foi perdido ao longo do tempo. O resultado são fios estruturados e fortes, que resistem a quebra, pois ela funciona como uma capa protetora que impede a perda de água da haste capilar.

No exemplo da foto, vemos um cabelo loiro natural. Apesar de não ter passado por nenhum processo químico, o uso de prancha e secador, além da exposição ao sol gera um baixo grau de porosidade.

Nesse caso, optei por realização a hidratação com o kit AGI MAX MAGIC INTENSE LISS, pois além de devolver a água perdida, ainda promove um efeito liso prolongado e brilho tridimensional.

Vem conhecer! Vem pro mundo Sollér!

 

JULIANA ORIANI

EMBAIXADORA TÉCNICA SOLLÉR BRASIL

COMPRE NO SITE COM O CUPOM DE DESCONTO: JU.ORIANI