Como cuidar dos cabelos crespos e cacheados

O que é porosidade capilar?
1 de outubro de 2021
Você já manchou a sua raiz?
1 de outubro de 2021

Como cuidar dos cabelos crespos e cacheados

Bom dia!

Vamos falar sobre cabelos crespos e cacheados?

Ainda hoje, muitas pessoas têm dificuldade para lidar com esse perfil de cabelo, mas posso te afirmar que, com mudanças de hábitos simples, garantimos um cacho definido e volume fantásticos, além de controlar totalmente o frizz.

Algumas dicas para te ajudar a ter os cachos dos sonhos:

1- Não fazer o uso diário do shampoo

Como os cabelos cacheados e crespos são naturalmente mais ressecados, deve ser evitado o uso do shampoo diariamente, já que o mesmo conta com agentes detergentes na fórmula que podem retirar a oleosidade natural do fio em excesso e aumentar o aspecto de cabelo seco.

Uma dica é recorrer ao co-wash, (usa-se o condicionador para uma limpeza suave dos fios) que é uma técnica que está ficando cada vez mais popular por contar com uma fórmula leve. 

2 – Nunca DESEMBARAÇAR o cabelo a partir da raiz

Esse hábito precisa sumir da rotina das cacheadas e crespas! Além de ser bem mais doloroso, desfazer os nós dessa maneira faz com que você perca muito mais cabelo na hora do procedimento e aumente a quebra. 

 Sempre comece a desembaraçar das pontas indo em direção a raiz e não esqueça de usar um creme para que as partes que contenham nós fiquemos mais maleáveis e sejam desfeitos com facilidade. 

3 – Nunca seque os cachos com uma toalha comum

A maioria das cacheadas e crespas reclamam sobre o frizz, aqueles fios arrepiados que destoam do formato do cabelo e atrapalham o visual. Quando ele aparece, a medida mais eficaz é caprichar ainda mais na hidratação e nutrição.

Mas o que muitas pessoas não sabem, é que a toalha tradicional, daquelas que usamos para secar o corpo depois do banho, é feita com material que gera atrito entre os fios e acaba causando o aumento do frizz e da porosidade. Por isso, reserve uma toalha de microfibra ou uma camisa velha de algodão para secar as madeixas, tomando o cuidado de amassar as pontas de baixo para cima ao invés de esfregá-las no pano. Esses tecidos não causam o problema da toalha convencional, ficará mais fácil manter os cachos definidos e livre do temido frizz.

4 – Nunca durma COM OS FIOS MOLHADOS

Esse hábito precisa ser abolido da vida de qualquer pessoa, independentemente da textura do cabelo!  Quero te contar que ir dormir logo depois de finalizar os cachos causa danos aos fios: além da chance de eles acordarem amassados e desarrumados ser ainda maior, essa prática ainda pode contribuir para o aparecimento da dermatite seborreia.

Se você só consegue lavar o cabelo no período noturno, aposte no difusor, ele já é o queridinho das cacheadas e crespas. Vale lembrar que é imprescindível aplicar um bom protetor térmico.

 5 – Não PENTEAR O CABELO SECO

Pentear o cabelo cacheado ou crespo seco é um péssimo hábito, pois além de deixar os fios com um aspecto ressecado e sem definição, usar pente ou escova sem molhar as madeixas ainda pode aumentar a chance de quebra. 

Para dar definição nos cachos antes da próxima higienização, use um borrifador com água pura caso desejar apenas umedecer as pontas para pentear, ou com uma mistura de leave-in, para revitalizar as ondas. 

Podemos ver nas fotos abaixo, cachos que, com pequenas mudanças de hábitos, foram revitalizados garantindo definição e volume.


Vem conhecer! Vem para o mundo Sollér!

Juliana Oriani

Embaixadora técnica Sollér Brasil

Compre no site com o cupom de desconto: ju.oriani