Você sabia que coloração não clareia coloração?
30 de setembro de 2021
Seus cabelos estão caindo? Entenda tudo!
30 de setembro de 2021

Cuidados com os Fios

Boa tarde!

Muitos de nós, aprendemos que devemos sempre cuidar da saúde do nosso corpo, quando estamos doentes, procuramos o melhor médico, quando vamos cuidar dos nossos dentes, vamos ao dentista, procuramos o melhor profissional.

Quando pensamos em lazer, queremos o melhor restaurante, quando viajamos queremos o melhor hotel, o melhor roteiro.

Mas, infelizmente, são raras as pessoas que desde pequenas aprenderam a cuidar do cabelo, que entendem que os fios precisam do melhor, já que este é uma extensão do nosso corpo.

Ouço muito frases do tipo: “shampoo é tudo igual”, “meu cabelo se recupera sozinho”, “meu cabelo é muito seco”, “meu cabelo cai muito”, entre tantas outras. Mas o que precisamos entender é que precisamos cuidar das madeixas todos os dias, assim como cuidamos de todo o restante do nosso corpo.

Os cabelos sofrem inúmeras agressões todos os dias, principalmente pelo uso de produtos químicos como alisamentos, descolorações e colorações. Também podem ser provocadas por escovações, chapinhas. Até mesmo a poluição do ar é um agressor natural para os fios.

Para recuperar os fios que se tornaram fracos, quebradiços e porosos, é necessário fazer tratamentos que hidratam e fortalecem os cabelos, a base de óleos, queratina, aminoácidos e vitaminas, presentes no shampoo, condicionador e tratamentos capilares adequados, é importante ajustar a temperatura da água, ter cuidados com a escovação e sempre fazer uso de produtos que protegem os fios dos danos, como por exemplo os protetores térmicos. 

Mas calma aí, pois tem como resolver esse problema. Abaixo vou citar algumas dicas para você acabar com os fios danificados.

1. Hidratar os cabelos regularmente

Quando os cabelos estão muito secos e danificados, é indicado realizar hidratações semanais, entretanto o intervalo deve ser de pelo menos 15 dias para quem tem o couro cabeludo oleoso.

Para fazer uma hidratação eficaz, é preciso escolher produtos de qualidade, sendo indicados os seguintes passos:

  • Higienizar os fios com shampoo, e retirar o excesso de água com uma toalha;
  • Aplicar o produto em uma pequena quantidade em cada mecha do cabelo, massageando-as suavemente;
  • Deixar o produto agir, de acordo com o tempo recomendado pelo fabricante, de preferência aquecendo os fios.
  • Enxaguar bem e finalizar com o condicionador.

2. Escolher o produto ideal

É muito importante que os produtos utilizados, desde shampoo, condicionadores e hidratantes sejam adequados para cada tipo de cabelo, contribuindo para a necessidade de cada pessoa. As principais dicas são:

  • Cabelos crespos: costumam ser cabelos mais ressecados, pois a hidratação natural dos fios têm maior dificuldade para chegar às pontas, além de serem fios mais finos. São recomendados produtos com propriedades hidratantes, à base de queratina, elastina.
  • Cabelos cacheados: o uso de máscaras com propriedades hidratantes são indicados para os cabelos cacheados, principalmente os que contêm pantenol, manteiga de karité, além de óleos.
  • quimicamente tratadosfios que passaram por alisamentos, escovas progressivas e tratamentos semelhantes devem usar produtos que ajudam na recuperação dos fios, com efeitos reconstrutores. Também é recomendado o uso de silicone e de produtos protetores para o calor da chapinha ou secador;
  • Cabelos descoloridos: cabelos que passam por clareamento ou luzes acabam se tornando muito danificados, sendo indicado o uso de produtos hidratantes e reconstrutores, de preferência feitas para cabelos loiros, ou específicos para evitar o efeito amarelado.

3. Fazer um cronograma capilar

O cronograma capilar é uma rotina de cuidados que ajuda na recuperação dos cabelos danificados. Neste tratamento, programa-se uma agenda de cuidados, que alterna entre períodos de hidratação, nutrição e reconstrução, com produtos específicos.

Na foto abaixo, podemos perceber como resultado de um cronograma capilar, fios saudáveis e resistentes, com maleabilidade e brilho extraordinários.

 

 

4. Ter cuidados durante a lavagem

Durante o banho, a lavagem dos cabelos deve ser feita de forma cuidadosa, para evitar que eles se quebrem durante o processo, preferindo-se lavar durante o dia, pois quando se dorme com o couro cabeludo molhado, a umidade favorece o surgimento da caspa e a quebra dos fios.

Além disso, recomenda-se que a água esteja na temperatura morna ou fria, pois a água muito quente remove a camada de gordura que protege os fios, deixando-os mais fracos e quebradiços

5. Evitar chapinhas e secadores

O calor gerado por esses procedimentos danifica os fios, portanto devem ser evitados por quem que melhorar a saúde dos cabelos. Caso não seja possível evitar, deve-se preferir alisar com secadores, mantendo uma distância de 30 cm dos fios. As chapinhas devem ser, de preferência, feitas a base de cerâmica, pois controlam melhor a temperatura. 

6. Cuidados com a alimentação

Uma dieta nutritiva é fundamental para a recuperação de cabelos danificados, sendo importante a presença de proteínas, presente em carnes, leite e ovos, além de nutrientes como ômega 3, vitamina A, vitamina C, Ferro e Zinco, presentes em alimentos como nozes, sementes e vegetais, por exemplo, que são fundamentais para o crescimento saudável.

Experimente! Vem pro mundo Sollér!

JULIANA ORIANI

EMBAIXADORA TÉCNICA SOLLÉR BRASIL

COMPRE NO SITE COM O CUPOM DE DESCONTO: JU.ORIANI