Escova Progressiva Agi Max DNA Unique Passo Único
30 de setembro de 2021
Como colorimetrista, amo dividir meu conhecimento sobre o mundo encantador das cores. Vamos entender mais?
30 de setembro de 2021

Colorimetria Capilar

Bom dia!

Vamos conversar mais sobre a colorimetria?

COLORIMETRIA CAPILAR é o estudo das cores naturais dos cabelos, bem como todas as modificações que podem  ser feitas a partir do uso de cosméticos.

A ALTURA DE TOM diz respeito o quanto o cabelo pode ser escuro ou claro. Esses tons são organizados em uma tabela de números, que é universal, ajudando os profissionais descrever a cor dos cabelos de maneira padrão em todo o mundo.

Você já deve ter percebido números nas caixinhas de coloração, não é? O primeiro número que aparece, antes da vírgula, é a altura de tom referida. São também conhecidas como CORES FUNDAMENTAIS.

Já, o FUNDO DE CLAREAMENTO, é a cor residual que se revela no cabelo durante um processo de descoloração, seja natural ou cor cosmética.

 

Cada altura de tom, tem um fundo de clareamento correspondente, que é um dos conceitos mais importantes da colorimetria, pois as nuances só se revelam com fidelidade no cabelo quando o mesmo está no fundo adequado para recebe-lo.

MISTURAS na colorimetria é quando juntamos:

Coloração + oxidante

Coloração + corretou ou intensificador + oxidante

Tonalizante + emulsão

Pó descolorante + oxidante

Isso deve sempre ser feito em cumbucas.

Antes de efetuar a mistura precisamos estabelecer o diagnóstico do cabelo, a cor que existe e o desejo da cliente, a cor cosmética contida mesmo, o grau de escurecimento ou clareamento, tamanho e quantidade de fios. ( por aqui determinamos a quantidade de produto a ser misturado.)

Contas e medidas são indispensáveis nas misturas, pois quantidades são expressas em números e pesos como gramas e centímetros. Portanto é de extrema importância o uso de balança de precisão e para o uso de corretores ou intensificadores o uso de réguas.

Essas misturas devem sempre ser respeitadas conforme a orientação do fabricante.

Vale lembrar que toda regra tem sua exceção, por isso é importante saber dessas orientações, para em cima disso criar misturas que realmente nos entreguem resultados técnicos e profissionais.

Vamos conhecer alguns dos termos técnicos mais utilizados pelos profissionais:

SHAMPUZADA = SHAMPOO DESCOLORANTE ( É mistura de shampoo neutro +pó desc. + oxidante)

PASSAR A TINTA = APLICAR A COLORAÇÃO

PASSAR = APLICAR

PINTAR O CABELO = COLORIR O CABELO

TINGIR O CABELO = COLORIR O CABELO

TINGIR OU TINTURA = COLORAÇÃO

LUZES = MECHAS

CABELO VIRGEM = CABELO NATURAL

BOTOX, PROGRESSIVA OU SELAGEM = ALISAMENTO

HIDRATAÇÃO = TRATAMENTO

 

No trabalho dessa semana, podemos ver a colorimetria em sua melhor performance. A modelo me contou que não se identificou com o tom de loiro que escolheu anteriormente. Então optamos em colorir, escurecendo, mas mantive pontos de iluminação, assim garanti um look de morena iluminada, mantendo a jovialidade e modernidade como resultado. As cores escolhidas foram 6.0, 5.0, 6.03.7.44 e 6.1. Foi utilizado oxidante de 20 volumes.

Além disso, garanti a saúde, maleabilidade e brilho extraodinário, com a aplicação do kit reconstrutor RESISTANCE ( me dá resultados incríveis já na primeira sessão)

Vem comigo! Vem transformar! Vem pro mundo Sollér!

JULIANA ORIANI

MADEMOISELLE BEAUTY

EMBAIXADORA TÉCNICA SOLLÉR BRASIL

COMPRE NO SITE COM O CUPOM DE DESCONTO: JU.ORIANI