Você sabe usar o pó descolorante da maneira correta?

Você faz o diagnóstico ou anamnese da forma correta?
1 de outubro de 2021
Você conhece todos os tipos de coloração?
1 de outubro de 2021

Você sabe usar o pó descolorante da maneira correta?

Bom dia!

Vamos falar sobre o pó descolorante? Ele é um dos produtos mais conhecidos no mundo dos cosméticos, porém é alvo de muitas informações errôneas e gera dúvidas.

É um produto utilizado para a descoloração do cabelo. Mas isso não acontece num passe de mágica. Não basta jogar o pó descolorante no cabelo e pronto! Não, não é simples assim.

É necessário misturar o pó com outro ativo, o oxidante. O exagero na dose pode danificar os fios.

É recomendado pedir o auxílio de um profissional para fazer o trabalho de descoloração, pois é um procedimento que exige técnica e conhecimento. Imagine cometer algum equívoco e sair com os fios totalmente danificados? Seria um pesadelo!

Quando queremos chegar num tom de cor e a força da coloração não é suficiente para essa transformação, nesse momento, o descolorante é uma ótima ferramenta para chegarmos na cor desejada.

Para que a descoloração atinja o fundo de clareamento desejado, precisamos colocar o oxidante com a força adequada. Por isso é necessário o cuidado na dosagem. Essa mistura errada pode gerar agressão no fio.

Muitas pessoas ainda que pensam que o oxidante seja responsável pela mágica da descoloração. Ela contribui com esse processo por provocar a oxidação dos fios removendo a pigmentação destes. Mas a sua ação é limitada, e a sua principal contribuição na descoloração a abertura das cutículas dos fios.

Com essa abertura, a mistura penetra nas escamas e remove a pigmentação de forma profunda. O pó descolorante também incha a fibra de modo a facilitar a entrada dos agentes oxidantes. E isso acontece graças a um ativo que se chama persulfato.

Portanto, o pó descolorante é responsável por modificar a estrutura dos fios para que aconteça a descoloração. O mau uso desse produto, causam desgastes consideráveis no cabelo. Uma aplicação errada tem potencial destrutivo devastador.

Por isso, é preciso ter alguns cuidados e na dúvida sempre consultar um especialista.

Daí, percebemos a importância da anamnese ou diagnóstico, (tem um artigo especial sobre esse assunto, que vale a pena você ler!).

Cabelos que já tenham passado por procedimentos químicos necessitam de cuidado maior na hora da aplicação do pó descolorante.

Recomenda-se fazer uma pausa de um mês no aplique de produtos químicos, o que envolve alisamento, coloração etc. Esse tempo é necessário para o fortalecimento dos fios. Sem o qual, ficarão extremamente fragilizados com o pó descolorante, podendo ocorrer a quebra dos fios.

Na descoloração podemos descolorir até 9 tons, mas quem decidirá quantos tons será alcançado é a resistência do fio.

 Sempre devemos respeitar a orientação do fabricante, pois as orientações da embalagem são baseadas e estudos e testes de laboratório, garantindo assim a segurança do produto.

Deixar a substâncias alguns minutinhos a mais não irá fazer a diferença que pensa e só aumenta a exposição ante as substâncias agressivas.

É imprescindível a realização de tratamento antes e depois da descoloração. Não estou falando de uma hidratação. Os cuidados devem ser redobrados. Para isso aposte na reconstrução de fios.

Especialmente para quem já que já teve outros tipos de transformações químicas no cabelo: alguns desses ativos transformadores, como o tioglicolato de amônia, a guanidina e alguns outros não podem ser misturadas com as substâncias da descoloração. Pois são incompatíveis, o contato entre si pode gerar danos irreversíveis.

Devemos evitar também o contato da mistura diretamente no couro cabeludo. Pois sua fórmula é rica em sais inorgânicos que são mais agressivos. Não é raro que essa acidez cause mais irritações na pele.

Portanto, entendemos, que a descoloração nos abre um infinito leque de possiblidades na colorimetria capilar, porém, precisamos respeitar a saúde e limitação de cada cabelo.

Na foto abaixo, temos no antes, um cabelo de cor natural, mas com resíduos de escova progressiva. Realizei a anamnese e o teste de mechas, o qual me permitiu o uso da descoloração sem maiores danos para o fio.

Optei por criar uma iluminação perolada na altura de 8. Foi aplicado o pó descolorante HI BLOND com oxidante de 20 volumes. A técnica escolhida foi mechas eriçadas no papel com transparência.

A tonalização ficou por conta do 8.89 radiance plus com oxidante de 8 volumes, com uma pausa de 20 minutos. E o tratamento aplicado foi o kit RESISTANCE, garantindo assim toda proteção e reposição proteica que o cabelo necessitava.

Como resultado, temos mechas iluminadas com todo glamour, remetendo sutileza e sofisticação.

Vem conhecer! Vem pro mundo Sollér!

JULIANA ORIANI

Embaixadora Técnica Sollér Brasil

COMPRE COM O CUPOM DE DESCONTO: JU.ORIANI