Você sabe qual a função da Queratina?

Você sabe qual a função do Shampoo Anti-Resíduos?
30 de setembro de 2021
Você já ouviu falar em nomenclatura?
30 de setembro de 2021

Você sabe qual a função da Queratina?

Bom dia!

Hoje quero conversar com você sobre a queratina. Ouvimos muito essa palavra no mundo da cosmética não é mesmo? Muitas vezes ouvimos dizer que o cabelo quebrou por causa da queratina.

Será que o uso exagerado de queratina realmente quebra o cabelo?

Vamos entender sobre queratina para depois saber se ela quebra ou não o cabelo.

A queratina é uma proteína sintetizada pelo corpo e constitui a estrutura dos cabelos, unhas e pele. O fio de cabelo é formado basicamente por queratina e por uma pequena quantidade de lipídios.

Todas as proteínas, sejam elas de origem animal ou vegetal, são compostas por uma combinação de aminoácidos. E a queratina do cabelo é uma proteína formada por 19 aminoácidos que são eles:

1. Cistina - 14 a 16,5%

2. Ácido glutâmico - 14,3 a 15,5%

3. Serina - 9,6 a 10,8%

4. Arginina - 8,8 a 9,6%

5. Treonina - 6,5 a 7,5%

6. Leucina - 6,4 a 6,9%

7. Ácido aspártico - 5,6 a 6,5%

8. Valina - 5,0 a 5,8%

9. Glicina - 3,3 a 3,5%

10. Prolina - 3,6%

11. Alanina - 2,8 a 3,5%

12. Lisina - 2,6 a 3,1%

13. Isoleucina - 2,3 a 2,5%

14. Fenilalanina - 2,2 a 2,8%

15. Tirosina - 2,1 a 2,7%

16. Histidina - 0,8 a 1,1%

17. Triptofano - 0,8 a 1,2%

18. Metionina - 0,5 a 0,9%

19. Vestígios de ácido cisteico

Quando um fio de cabelo é danificado por processos químicos como descoloração, tintura, alisamento ou uso excessivo de chapinha e secador, esses aminoácidos são destruídos. Para que os fios fiquem saudáveis e mais forte é preciso repor esses aminoácidos.

Fazemos essa reposição com a aplicação de queratina.

Queratina Animal x Queratina Vegetal

Existem a queratina animal e a queratina vegetal. As duas contém os 19 aminoácidos. A queratina animal é extraída de cartilagens, cascos, chifres, pelos de animais, lã de carneiros, penas de aves ou cascos de bois.

A queratina vegetal é desenvolvida pela combinação de proteínas hidrolisadas obtidas do arroz, soja, trigo, milho, etc. Os aminoácidos são junções de plantas de forma aleatória e a queratina é criada em laboratório.

Queratina quebra o cabelo?

Se um cabelo está danificado, sensibilizado, quebradiço, poroso ele está precisando ser regenerado de dentro pra fora, ou seja, não só tratar por fora, mais sim reconstruir seu interior. É preciso usar a queratina que irá preencher o córtex, irá preencher as fissuras que existem no fio e isso é feito com o uso da queratina. Essa queratina enrijece o fio, e para devolver a emoliência e a maciez ao fio, no final do processo sempre deve ser utilizado um condicionador de pH ácido pra que o fio não fique enrijecido. Essa é a maneira correta de se usar a queratina, usá-la e finalizar com produto de pH ácido, aplicada dessa forma ela poderá ser usada com frequência.

Vemos na primeira foto, abaixo, um cabelo opaco, pesado, com porosidade acentuada.

Optei então, pela aplicação do Kit Resistance.

Como resultado, temo um cabelo totalmente recuperado, encorpado pela reposição dos dos aminoácidos, além de movimento e brilho tridimensional.

Vem se apaixonar! Vem pro mundo Sollér!

JULIANA ORIANI

Embaixadora Técnica Sollér Brasil

COMPRE NO SITE COM O CUPOM DE DESCONTO: JU.ORIANI