Você sabe o que é corte químico?

É mesmo importante respeitar as medidas quando preparamos uma coloração?
30 de setembro de 2021
Você sabia que o couro cabeludo é uma extensão da nossa pele?
30 de setembro de 2021

Você sabe o que é corte químico?

Boa tarde!! 

Vamos falar sobre “corte químico”, você já passou por isso?

O corte químico é um erro que ocorre durante um procedimento de transformação química no cabelo durante uma descoloração, alisamentos (base de tioglicolato de amônia, hidróxidos, aldeídos ou mesmo em coloração).

Quando agrupamos ativos químicos incompatíveis, ou seja, produtos com algum tipo de metal, com amónia (hidróxido de amônia ou persulfatos) que contém na coloração e pó descolorante, que em contato com algum tipo de metal (nitrato de prata ou acetado de chumbo). Ocorre uma reação química, o cabelo começa a esquentar e começa a liberar água (isso mesmo, água!) que é a sua camada hidro lipídica na tentativa de se resfriar.

Você já viu alguma vez, durante um processo de mechas no papel alumínio o cabelo começar a pingar água?

Essa água não é o produto, e sim do cabelo! Se isso acontecer, ele não tem como mais se regenerar, nenhum tratamento surtirá efeito mais. Esse é o momento em que o fio se rompe e acontece o “corte químico”, isso pode acontecer ali durante o procedimento, no lavatório ou mesmo dias depois, em casa.

Por isso é de suma importância a execução do teste de mechas! Posso afirmar que é uma obrigação do profissional realiza-lo antes de processar um cabelo.

Pois no momento do teste, aparecerá a real condição da estrutura do cabelo. É o que precisamos saber para trabalharmos sem ocorrer surpresas desagradáveis. É a chave do sucesso no processo químico.

No trabalho dessa semana, temos um exemplo bem comum dessa situação. A minha modelo tentou fazer uma descoloração “caseira”. Como havia resíduos de metais no cabelo houve uma incompatibilidade química, sendo assim ocorreu o corte químico em alguns pontos do cabelo, além de levar esses fios a um alto grau de porosidade e opacidade total.

Decidi então desenvolver pra ela o tratamento através de um cronograma capilar juntando a reconstrução, nutrição e hidratação. Através da reposição dos aminoácidos fazemos devolvemos massa para o fio, e com a nutrição e hidratação garantimos a volta do brilho, balanço e aspecto saudável para os fios, além de tratar as pontas duplas.

Dessa maneira conseguir me assegurar que o cabelo quebrado voltará a crescer já regenerado, deixando no passado o aspecto ressecado e pontas danificadas.

Escolhi o kit complexo reconstrutor Resistance para esse tratamento.

O primeiro passo foi higienizar bem os fios com o shampoo hidratante fazendo toda remoção de qualquer resíduo químico que ainda pudesse estar nos fios ou couro cabeludo.

Em seguida usei a máscara reconstrutora, nesse momento o cabelo recebe todos os aminoácidos necessários para sua regeneração, adquiri resistência e acontece a restauração das cutículas desgastadas.

O terceiro passo é condicionar bem os fios, através de nanopartículas promovendo novamente a maleabilidade e brilho dos fios.

Finalizei com o fluído reconstrutor. Nesse momento é reconstruído a parte lipídica dos fios, além do selamento das cutículas, garantindo assim que esse conjunto de ativos permaneça no córtex, assim, já na primeira aplicação acontece uma reestruturação do cabelo como um todo.

Quando juntamos estudo e tecnologia o bom resultado é garantido!

Antes:



Depois:

Vem conhecer! Vem pro mundo Sollér!

Juliana Oriani

Embaixadora Técnica Sollér Brasil

COMPRE NO SITE COM O CUPOM DE DESCONTO: JU.ORIANI