Você faz o diagnóstico ou anamnese da forma correta?

Mitos e verdades sobre como cuidar dos seus cabelos!
1 de outubro de 2021
Você sabe usar o pó descolorante da maneira correta?
1 de outubro de 2021

Você faz o diagnóstico ou anamnese da forma correta?

Bom dia!

Hoje quero trazer um assunto de extrema importância para um resultado de sucesso nos serviços do salão. Mesmo com tanto acesso as informações, encontramos profissionais da beleza que dispensam o uso da anamnese ou diagnóstico, e acabam muitas vezes, por conta disso, não entregando um resultado conforme o desejo da sua cliente, criando uma frustação profissional para ambos.

 O DIAGNÓSTICO OU ANAMNESE é uma ferramenta para conhecer o histórico do cabelo e obter da cliente todas as informações necessárias antes de qualquer procedimento a ser feito, até mesmo antes de um corte de cabelo.

Mas como fazer? O que preciso entender durante a anamnese? Vou te apresentar uma sugestão para que você colha dados valiosos que te ajudará a desenvolver todo o seu trabalho:

O primeiro passo é ter um bate papo com a cliente, sobre tudo o que ela possa ter feito ou colocado em seu cabelo, se tem algum problema de saúde, se toma remédios, etc.

 - Couro Cabeludo: Analisar se está saudável, sem ferimentos, livre de doenças como vermelhidão, feridas, caspa, seborreia ou algo que possa causar ardência quando houver contato com o produto, ou se ela tem sensibilidade quando ao abrir o cabelo ela se encolhe, franze a testa, sinal que é sensível, e nesse caso precisamos redobrar os cuidados..

- Fio do cabelo: vale observar está saudável e com condições de passar por um processo químico como coloração, descoloração e outros. O fio deve ter resistência e elasticidade. 

É muito importante observarmos as características do fio.

Resistência: Está relacionando ao tipo de cabelo, como as orientais são mais resistentes, nesse caso o trabalho de coloração e descoloração exige maior técnica e habilidade. Vale a pena nesse momento você molhar o cabelo, pois molhado ele vai revelar o grau de resistência.

Elasticidade: Quando o cabelo é saudável, possui boa elasticidade para testar. Quando molhamos o cabelo, ao ser puxado pela extremidade, o seu tamanho aumenta ao soltar volta ao tamanho normal.

Porosidade: Precisamos observar que quando o cabelo possui cutículas eriçadas, absorve maior quantidade de líquidos, não segura a cor, seu aspecto é opaco e com efeito palha, não possui resistência e nem elasticidade. Nesse caso, se faz necessário trabalhar uma reposição proteica, lipídica e hídrica para devolver todos os nutrientes necessários ao fio.

Processo químico:  Saber se o cabelo já passou por algum processo que está embutido e que possa dar aquecimento é essencial! Como exemplo: ácidos, henna, chumbo, metal, cloreto de sódio, cobre, medicamentos antidepressivos, shampoo anticaspa, piolho, hidróxido de sódio, hidróxido de lítio, hidróxido de guanidina, etc. Estes ativos não são compatíveis com persufato de amônio e hidróxido de amônio, quando entra em contato com a mistura dos ativos ele aquece e acontece o corte químico. 

Você só vai descobrir o que está embutido neste cabelo fazendo o teste de mechas, por isso nunca abra mão dessa etapa. 

O teste de mechas é primordial nos nossos trabalhos se quisermos entregar um cabelo com bom resultado e saudável.

Pronto! Com o diagnóstico a anamnese em mão, agora é a hora de executar o trabalho com excelência garantida.

No trabalho dessa semana, percebemos durante o diagnóstico um cabelo opaco, com necessidade de reposição hídrica, porém o fio apresentou resistência e elasticidade, assim me permitiu executar o desejo da cliente, que era uma iluminação num tom capuccino.

Optei pela técnica ombré hair, assim preservei a raíz escura, sem marcações, facilitando a manutenção do retoque. Foi utilizado o pó descolorante HI BLOND com oxidante de 20 volumes para a descoloração. Já na tonalização apliquei a cor 7.73 RADIANCE PLUS com oxidante de 8 volumes, com uma pausa de 20 minutos.

E a reposição hídrica foi realizada com o kit DAY BY DAY, assim garanti fios hidratados, com brilho e balanço.

Vem conhecer! Vem pro mundo Sollér!

JULIANA ORIANI

Embaixadora técnica Sollér Brasil

COMPRE NO SITE COM O CUPOM DE DESCONTO: JU.ORIANI