Você entende como trabalhar com a cartela de cores?

Vamos Colorir?
1 de outubro de 2021
Você faz o teste de mechas corretamente?
1 de outubro de 2021

Você entende como trabalhar com a cartela de cores?

Boa tarde!

Hoje vim conversar com você sobre a cartela de cores. Você tem dúvidas quando olha aquele monte de pontos(.), ou virgulas (,), ou até mesmo barras (/)?

Muitas pessoas ao olharem uma cartela tem a dificuldade de identificar certas informações que a mesma deseja passar, devido a algumas trabalharem com o zero (0), ponto (.), algumas a barra (\) e outras a vírgula (,) e em determinado momento usam o zero (0) de forma duplicada... Vamos entender o porquê!

A primeira resposta para que já fique simples o entendimento de todos, é que isso é usado como (sinal) indicativo de uma situação, dependendo do momento que eles apareçam, não existe um padrão universal para fabricação, cada marca cria seu diferencial.

É um assunto que com certeza para muitos e não só para os iniciantes, não fica claro o entendimento, sendo assim quero te ajudar a compreender alguns pontos.

Cor fantasia, reflexo ou nuance são nomes dados a cor, esse é o termo que podemos chamar de característica da cor, a coloração capilar não existe se não tiver reflexo, embora exista corretores e intensificadores que são cores sem altura de tom.

Agora veja que interessante, as cores naturais, que vão do 1 ao 10, seguem um padrão universal.

Algumas marcas usam o ponto (.), algumas vírgula (,) e outras usam barra (\) após as numerações de 1 a 10, esse número indica a altura da cor.

Observando a cartela de cores, notamos que podemos encontrar esse exemplo: 1.0 ou 7\0 ou 10,0, in dizer ou informar que está na categoria como cores bases, são essas as cores que imitam a cor natural do cabelo.

Perceba que é usado o ponto (.), vírgula (,), barra (\) depois das numerações de 1 a 10 e sempre com o zero (0) para caracterizar a altura da cor natural.

Num outro momento, você pode observar que após a vírgula, ou após o ponto, ou ainda após a barra, o zero pode ou não aparecer, por exemplo: 4,1, 7\3, ou 10.89, que está indicando os reflexos ou nuances.

Agora começa a complicar, e é aí que vem muitas dúvidas! E se você olhar na cartela de cores, e visualizar esses informativos abaixo:

  • 00, (vírgula)
  • 0 \ (barra)
  • 0. (ponto)

Veja que não tem um número antes do (0) para servir como referência de altura de cor, certo?

Você está aproveitando todas essas informações? Eu prometo que é muito interessante entender essa engrenagem, pois assim nunca mais acontecerá “surpresas” desagradáveis nos resultados das cores.

Os mesmos, estando antes do (. , \ ) indicam, sinalizam que são corretores ou intensificadores

Exemplo: 

  • 0/1 = corretor azul
  • 0/01 = corretor cinza
  • 0/6 = intensificador vermelho

 Lembrem-se que as marcas não seguem uma regra padrão, então a cor indicada pelo o número de uma marca para outra, poderá mudar.

Também podemos observar que:

A presença do zero inicialmente assim estando, exemplo: (7.01), (7\01), (7,01).  Observe que o ponto (.), virgula (,) e barra (\) está depois do primeiro número, e o zero está depois do reflexo, indicando que essa cor terá um reflexo ou nuance suave.

Já aqui nesse exemplo, o zero (0) a virgula (,) ou a barra (\) está posicionado posteriormente ao primeiro número, e após o reflexo ou nuance, veja no exemplo: (7.10), (7\10), (7,10) ...

Neste caso está se referindo que seria um reflexo ou nuance de cores profundas.

Já, o uso de numerações repetidas é usado para caracterizar as cores intensas.

Exemplo:

6/66 – louro escuro vermelho intenso

7/44 – louro médio cobre intenso

9/11 – louro ultra claro cinza intenso

Agora vai a dica de ouro: ao decidir mudar de marca ou de cor, é preciso estudar a fundo, ficarmos atentos às características e particularidades dos produtos que vamos trabalhar.

Vem conhecer! Vem pro mundo Sollér!

Juliana Oriani

Embaixadora Técnica Sollér Brasil

COMPRE NO SITE COM O CUPOM DE DESCONTO: JU.ORIAN