Você conhece todos os tipos de coloração?

Você sabe usar o pó descolorante da maneira correta?
1 de outubro de 2021
Você sabe qual o produto ideal para seu cabelo?
1 de outubro de 2021

Você conhece todos os tipos de coloração?

Bom dia!

Vamos falar mais sobre a coloração? Ela é um dos ou o produto mais usado no salão. Estudos relatam que 8 em cada 10 mulheres colorem os fios. A sua aplicação parece ser simples, mas existem muitos detalhes que precisamos entender para que tenhamos uma cor vibrante, sem manchas e no caso da existência dos fios brancos.

Existem diversos tipos de coloração: as colorações vegetais, as metálicas e as sintéticas.

A coloração vegetal atua depositando uma capa colorida sobre a cutícula e por adsorção formam uma barreira, impermeabilizando o fio. Por isso, não penetram no interior e são relativamente estáveis. Alguns exemplos: henna, camomila, índigo.

Já a coloração metálica não tem sua ação totalmente clara, supõe-se que a reação do metal da coloração, com o enxofre da queratina do cabelo, forma, um sulfato metálico, que reage com o enxofre presente na queratina do cabelo.

Alguns exemplos desses metais: sais de chumbo, sais de cobre, sais de prata. As desvantagens de se utilizar esses produtos: não existe controle sobre a cor final, risco de intoxicação, resultado esverdeado nas primeiras aplicações.

Já a COLORAÇÃO SINTÉTICA, é a que mais conhecemos, são mais utilizadas por sua facilidade na aplicação, baixa toxicidade, naturalidade, beleza das cores e segurança.

Elas são divididas em três categorias: as temporárias, semipermanentes e permanentes.

A TEMPORÁRIA é eliminada já nas primeiras lavagens por conter um grande peso molecular. É depositado na superfície do cabelo, sem capacidade de penetração no cortex. Exemplos: shampoos e máscaras coloridas, tonalizantes de cores fashion. São os conhecidos correntes diretos.

A SEMIPERMANENTE já é um pouco mais resistente, dura em média 20 lavagens, normalmente é conhecido como tonalizante. Esses corantes não permanecem dentro da fibra capilar, mas como possuem afinidade com a queratina do cabelo tem maior durabilidade que a coloração temporária.

É uma ótima opção para a cobertura dos primeiros fios brancos (até 50%), como também para retirar o aspecto amarelado dos cabelos grisalhos.

Já a COLORAÇÃO PERMANENTE, é a que mais utilizamos e conhecemos e usamos. Ela resiste as lavagens, e como o próprio nome diz, seu efeito é permanente. Podemos fazer a reaplicação somente na raiz, no caso do aparecimento dos fios brancos.

Ela possui molécula pequenas, que penetram dentro do córtex. Portanto, ela é a única que permite o clareamento da cor natural do cabelo.

Agora que entendemos as variedades e funções, vale salientar alguns cuidados que garantem um cabelo colorido com qualidade e beleza:

 

  1. Preste muita atenção na aplicação

Tão importante quanto aplicar um produto profissional de qualidade é utilizá-la corretamente. Atualmente, há excelentes profissionais nessa área, que conseguem resultados impressionantes.

  1. Hidrate os fios após a coloração

Os ativos da hidratação formam uma película de proteção na fibra capilar, e isso fará que a vida útil da cor seja prolongada

  1. Capriche nos cuidados diários

Aposte num bom kit de manutenção diário, isso ajudará você manter as cutículas seladas, assim evitará as pontas duplas o brilho do cabelo está garantido.

 

  1. Use e abuse da tecnologia dos cosméticos

Há produtos específicos para loiras, ruivas e morenas, que podem ser utilizados para melhorar os efeitos da cor. Cabelos mais claros precisam do dobro de hidratação, ao passo que ruivo e escuro exigem cuidados mais voltados à manutenção da cor.

 

  1. Invista na reconstrução de fios

Quando há muitas colorações profissionais, a reposição proteica é uma das melhores formas de recuperar a qualidade dos fios. Essa hidratação profunda pode ser uma grande aliada na hora de selar as escamas dos fios.

  1. Cuidado com as transformações radicais

É recomendado fazer essas transformações gradualmente, para agredir menos os fios. O cabelo, quando poroso, perde os pigmentos mais rapidamente, então, é indicado seguir um processo de coloração profissional para minimizar os danos.

A Sollér Brasil, pensando em tudo isso, desenvolveu sua cartela de cores com tecnologia de ponta, para garantir a você a alta performance das cores.

Vem conhecer! Vem pro mundo Sollér!

 

JULIANA ORIANI

Embaixadora técnica Sollér Brasil

COMPRE NO SITE COM O CUPOM DE DESCONTO; JU.ORIANI