Seu cabelo puxa pro laranja?

Os Pilares do Sucesso como Cabeleireira
1 de outubro de 2021
O Desafio dos Cabelos Brancos
1 de outubro de 2021

Seu cabelo puxa pro laranja?

Bom dia!

Você já ouviu essa frase? Ou você fala isso todas as vezes que vai descolorir um cabelo?

“Meu cabelo puxa para o laranja.

“O seu cabelo puxa pro laranja”.

Isso é muito dito no salão de beleza pelas clientes e até pelos próprios profissionais, já que a maioria das mulheres querem um loiro frio seja ele platinado, perolado ou mesmo bege, e o resultado acaba sendo um loiro laranja ou amarelo laranja.

Mas será que isso acontece mesmo? Porque “puxa pro laranja”?

A grande verdade é que isso NÃO acontece! Isso mesmo que você acabou de ler! O cabelo NÃO “puxa pro laranja”.

Todo cabelo contém as três cores primárias que são: azul, vermelho e o amarelo. E essas cores se revelam como fundo de clareamento no momento que descolorimos o fio.

Ou seja, fundo de clareamento é o resíduo da cor natural revelado em variáveis de vermelho e amarelo.

E quanto mais escuro o cabelo é, maior é a concentração de vermelho, e a consequência disso é a dificuldade de remoção desse resíduo avermelhado.

Na colorimetria capilar, o tom laranja está nas alturas do 6 até o 8 (ele aparece como vermelho laranja, laranja e amarelo laranja). E na maioria das descolorações esses são os tons que conseguimos alcançar devido a diversos fatores que já conversamos em outros artigos, pois envolve dentre muitos aspectos, a saúde do cabelo.

Portanto, esse resíduo laranja que restou durante a descoloração é o que chamamos de “puxar pro laranja”, e na verdade é a dificuldade de clarear mais esse fio.

Os cabelos escuros, seja ele preto ou castanho dificilmente suportam passar pelo processo de descoloração retirando todo o resíduo de vermelho (laranja) sem que fragilize ou se rompa até o final do processo.

Já em cabelos finos e claros, o laranja não é um problema, pois eles apresentam uma quantidade de pigmento vermelho menor e a sua remoção é feita com maior facilidade.

No trabalho da foto abaixo vemos no antes um cabelo natural na altura de 6 (louro escuro), que também apresenta resistência e elasticidade.

O desejo da cliente era manter a raiz natural, mas com uma iluminação amanteigada no comprimento e pontas.

Como o tom natural dela não carrega grandes quantidades de pigmento vermelho, e o fundo de clareamento desejado era o 8, a descoloração foi de apenas dois tons e o pó descolorante utilizado foi o HI BLOND com oxidante de 20 volumes.

A técnica utilizada foi mechas eriçadas em transparência no papel.

Optei pela tonalização com a coloração 8.89 Radiance Plus com oxidante de 8 volumes, na proporção de 1 por ½, com uma pausa de 25 minutos.

E para garantir a reposição proteica, fiz a aplicação do kit reconstrutor RESISTANCE.

Como resultado podemos ver um cabelo todo iluminado, sem nenhum resíduo de laranja, já que o 8.89 garantiu a neutralização de qualquer tom indesejado.

Vem conhecer! Vem pro mundo Sollér!

JULIANA ORIANI

Embaixadora Técnica Sollér Brasil

COMPRE NO SITE COM O CUPOM DE DESCONTO: JU.ORIANI