Queda do cabelo: conheça as três fases capilar

Pó descolorante: como usar e dicas para não danificar os fios
20 de abril de 2022
Coloração: como descobrir a cor ideal para o seu cabelo
15 de junho de 2022

Queda do cabelo: conheça as três fases capilar

Falando sobre as fases do cabelo, o que você conhece? Muitas dúvidas surgem quando o assunto é queda capilar, isso porque não imaginamos que esse processo faz parte do ciclo natural do cabelo.

Nem toda queda é considerada uma disfunção do couro cabeludo, ao contrário, é uma perda natural e está longe de ser considerada uma calvície. Conheça mais sobre as três fases: anágena, catágena e telógena.

A Fase do Crescimento (anágena) pode durar de dois até sete anos. É nesse tempo que acontece o crescimento dos fios e esse crescimento ocorre por mais tempo nas mulheres. A fibra capilar pode crescer entre 1 e 1,5cm ao mês.

A Fase de Repouso (catágena) é o momento em que o cabelo está em repouso. Nessa fase não há crescimento e nem queda, pode durar até três semanas.

E por último, a Fase de Queda (telógena). Essa é a mais temida por muitas pessoas, que ocorre quando o fio de cabelo se desprende do folículo piloso e cai. Em média, perdemos de 100 a 150 fios por dia.

Após a última fase, telógena, nosso folículo entra em descanso, podendo durar esse período cerca de dois a quatro meses. Após esse período, inicia-se uma nova fase de crescimento dos fios (anágena) e o ciclo se repete.

Todas essas fases acontecem de modo simultâneo, ou seja, todos os dias temos fios crescendo, repousando e caindo.

Sendo: 90% desses estão crescendo, 1% em repouso e 9% caindo.

Dessa forma, esse é um processo natural do cabelo, não sendo considerado nenhuma disfunção ou patologia.

Para que não ocorra um desiquilíbrio em nenhuma dessas fases, é de suma importância nos atentarmos na qualidade da nossa alimentação e no tratamento que damos ao nosso cabelo.

Alimentos ricos proteínas, ômega 3, vitaminas A e C, o ácido fólico, ferro, vitaminas do complexo B, cálcio e biotina, são aliados de quem deseja ter folículos saudáveis e assim fios resistentes.

Além disso, o cronograma capilar é fundamental para que a fibra capilar se mantenha com a quantidade de água, óleo e proteínas equilibradas evitando o envelhecimento precoce do fio, pois esse equilíbrio promove resistência, maleabilidade e brilho, evitando fios fragilizados e quebradiços.

O KIT DAY BY DAY te ajudará na reposição hídrica, já a máscara HIDRAMAX te ajudará na reposição lipídica e a combater o envelhecimento da fibra, e o KIT RESISTANCE fará a reposição proteica garantindo fios resistentes. Conheça nossas linhas de tratamentos em nosso site!

Cabelos bonitos e saudáveis ao seu alcance! Vem conhecer mais!

JULIANA ORIANI

Embaixadora técnica S’ollér Brasil

COMPRE NO SITE COM O CUPOM DE DESCONTO: SALÃOPARCEIRO