Morena iluminada
30 de setembro de 2021
O Cabelo acostuma com o produto?
30 de setembro de 2021

Fundo de Clareamento

Hoje quero trazer um assunto que é bastante relevante e complexo, mas que uma vez entendido, resolvemos todos os nossos problemas de cor nos cabelos. Isso mesmo, é o FUNDO DE CLAREAMENTO! Você sabe o que é? Sabe a sua grande importância?

O fundo de clareamento é a cor residual natural que se revela no cabelo durante um processo de descoloração e é o que vai direcionar o profissional na escolha da cor a ser aplicada.

No fundo de clareamento 5 temos um resíduo de cor vermelho.

No fundo de clareamento 6 temos um resíduo de cor vermelho alaranjado, nele há uma concentração maior de vermelho do que laranja.

Já no fundo de clareamento 7, o resíduo de cor laranja é predominante, que é a mistura do vermelho com o amarelo em partes iguais.

No fundo de clareamento 8 temos como cor revelada o amarelo alaranjado. Ainda há resíduo de vermelho no cabelo, pois o laranja é a mistura do amarelo com o vermelho.

No fundo de clareamento 9 temos um amarelo claro, livre de resíduo vermelho.

No fundo de clareamento 10 temos o amarelo claríssimo.

Nas regiões onde o clima é mais quente, dificilmente alcançaremos um fundo de clareamento 10, pois geralmente os cabelos são mais escuros, possuem mais camadas de cutículas, são cacheados ou crespos. Tudo isso dificulta o processo de clareamento.

Muitas vezes vemos cabelos nas ruas que nos chamam atenção por estarem com mais de uma cor, todo manchado e com cores indefinidas, não é verdade? Isso ocorre porque houve erro ao identificar corretamente o fundo de clareamento revelado e assim todo o trabalho fica comprometido.

Ocorre também que na hora o cabelo fica bonito, mas quando a cliente vai pra casa e lava o cabelo, ele revela um tom completamente diferente daquele que você apresentou para sua cliente. Porque isso acontece?

Porque houve erro na hora de identificar o fundo de clareamento. Ao lavar o cabelo, o fundo fica exposto.

A solução é bastante simples!  Por exemplo, se a descoloração revelar um fundo de clareamento 7 (laranja), devemos aplicar uma coloração na altura de 7 e assim sucessivamente de acordo com o fundo revelado.

Você deve estar pensando, mas o que isso tem a ver com cabelo manchado?

Tudo! Quando aplicamos uma coloração um tom abaixo do fundo de clareamento revelado, escurecemos a cor. Ao aplicarmos um tom acima do fundo revelado, temos uma cor desbotada.

Quando respeitamos o fundo de clareamento revelado temos uma cor fiel e duradoura. É a matemática da Colorimetria que nos orienta por todo tempo em que tom estamos e qual cor aplicar para chegar no resultado desejado.

Assim, entendemos que é de suma importância, saber identificar o resíduo de cor que tem nos fios de cabelo para executarmos um trabalho de excelência.

No trabalho dessa semana, fiz uma primeira sessão de correção de cor, já conseguimos ver na primeira sessão um equilíbrio no tom loiro desejado pela modelo.

Vamos juntos entender! Vem comigo! Vem pro mundo Sollér!

Juliana Oriani

Embaixadora técnica Sollér Brasil

USE O CUPOM: JU.ORIANI E COMPRE COM DECONTO DE 10% NO SITE.