Como escurecer um cabelo claro da maneira correta?

Qual o tratamento certo para o meu cabelo?
1 de outubro de 2021
Correção de Cor
1 de outubro de 2021

Como escurecer um cabelo claro da maneira correta?

Bom dia!

Hoje escolhi trazer para você um vasto conteúdo sobre coloração e escurecimento da cor. Como podemos escurecer um cabelo claro? Seja descolorido ou natural, primeiro precisamos entender sobre os pigmentos e assim aplicar a técnica adequada.

Você já ouviu falar em MELANINA?

A MELANINA é o pigmento responsável pela cor natural dos cabelos e se divide em:

Pigmentos granulosos - Estão presentes nos tons escuros (do 1 ao 6 do vermelho escuro ao vermelho laranja), tem maior concentração de eumelanina.

Pigmentos difusos - Estão presentes nos tons claros (do 7 ao 10, laranja e amarelo). São pigmentos pequenos e espalhados no córtex, tem maior concentração de feumelanina.
Estes são pigmentos naturais, os que Deus criou e já nascemos com eles.

Eumelanina - é o pigmento azul.

Feumelanina - é o pigmento amarelo.

Tricosiderina - é o pigmento vermelho.

A UTILIZAÇÃO DAS TÉCNICAS DE ESCURECIMENTO é quando a cliente não deseja mais o loiro, preferindo escurecer todo o cabelo ou com mechas inversas, criando assim um efeito mais discreto.

Já a RECONSTITUIÇÃO ARTIFICIAL DO FUNDO DE CLAREAMENTO é quando clareamos um cabelo, os pigmentos naturais são removidos e ao escurecer é preciso devolver estes pigmentos de forma artificial, reconstituindo o fundo de clareamento. Devolvemos os pigmentos que o cabelo não tem para fixar a cor desejada.

Existem várias técnicas para devolver estes pigmentos, devolvemos as cores primárias que o cabelo perdeu ao clarear.

TÉCNICA DE PRÉ PIGMENTAÇÃO OU REPIGMENTAÇÃO: É uma técnica antiga que consiste em aplicar uma base com vermelho ou cobre mais água para reconstituir o fundo de clareamento. E depois aplicar a cor desejada mais o oxidante.

Consiste na aplicação da cor que representa o fundo mais água e depois a cor desejada + oxidante.

a TABELA DE ESCURECIMENTO é quando o cabelo se encontra descolorido nas alturas de 9 e 10, possui resíduos de pigmentos amarelos e já não existe mais vermelho.

Ao escurecer aplicando somente uma base, a cor se revelará acinzentada, esverdeada ou chumbada. Sempre que não existir mais vermelho no cabelo, toda cor aplicada irá desbotar.

Será revelado um tom e um reflexo mais claro do que está sendo aplicado. Se você aplicar 5.0, vai revelar um 6. cinza esverdeado... E o cinza-verde é considerado um ERRO em colorimetria. A sequência de reflexos é: Cinza (esverdeado) - Natural - Dourado - Cobre - Vermelho - Violeta.


Veja este exemplo: Se o cabelo está no FC 9 e a cliente deseja um 5.3 e você aplica um 5.3 a cor revelada será um 6.0 porque o 5 desbota para o 6 e o .3 desbota para o natural. Dessa forma você sempre tem que levar em consideração este desbotamento e fazer a compensação.

É necessário sempre aplicar a cor com um tom a mais e um reflexo a mais que o desejado.

Ex: se a cliente deseja mechas 6.0, você aplica um tom mais escuro com um reflexo a mais. Aplique um 5.3, onde o 5 desbota para o 6 e o .3 desbota para o natural, revelando assim um 6.0. Se aplicar 6.0 terá como resultado um 7. Cinza verde.

Atenção! Esta regra NÃO funciona em cabelos brancos naturais, mas SOMENTE em cabelos descoloridos ou clareados com coloração.

Também NÃO funciona saindo de fundos de clareamento que contenham resíduos de vermelho.

Na sequência de reflexos, colocamos na cumbuca os pigmentos que precisamos devolver ao cabelo, juntando assim as três cores primárias, criando uma neutralização. Dessa forma serão devolvidos os pigmentos e a cor terá perfeita fixação sem que haja desbotamento.

Saindo das alturas de 9 e 10, como temos somente amarelo, é preciso devolver vermelho através da combinação de reflexos.

OBSERVE:

EXEMPLO 1:

Fundo de clareamento 9

Cor desejada 5.0

Aplicamos: 5.0 + 5.1 + 5.3 + 5.4 em partes iguais + OX de 08 vol ou menor.

Onde temos: a base para dar fixação, cinza que contém azul, dourado que é amarelo, cobre que contém vermelho.

A união das cores primárias mais a base garantem a fixação e a cor revelada será um 5.0 referente ao fundo de clareamento do qual estará saindo, ou seja, a cor que está visível no cabelo.

EXEMPLO 2:

Fundo de clareamento 6

Cor desejada 4.0

Aplicamos: 4.0 + 4.1 + 3 cm de corretor verde.

O cinza contém verde, corretor verde mais o verde do cinza neutralizam o vermelho do FC.

Na altura de 8 é possível somente aplicando o dourado para ajudar na fixação. Combinação de reflexos utilizando as três cores: azul, vermelho e amarelo.

E para que as técnicas citadas tenham eficácia é de suma importância o uso de coloração profissional, respeitando a proporção indicada pelo fabricante, pois assim poderemos ver o produto entregando um resultado de excelência.

No exemplo da foto abaixo, temos um antes com a raiz natural na altura de 6, e comprimentos e pontas descoloridos na altura de 9.


O cabelo está resistente e saudável. O desejo da cliente era escurecer esse loiro, chegando em tom de mel.

Optei pela aplicação, na raiz escura, da coloração 7.73 (louro médio marrom dourado) Radiance Plus (tubo de 60g) com oxidante de 20 volumes. E seguindo para o comprimento e pontas com a coloração 7.73 + 7.71 (louro médio marrom acinzentado).


Dessa maneira, eu fiz a devolução das cores primárias no fio descolorido, evitando o desbotamento.

E por se tratar de um tubo de coloração de 60 g, pude executar a técnica com tranquilidade, já que a quantidade contida na embalagem me garante o conforto da aplicação, depositando o produto em toda extensão do cabelo.

O resultado foi uma coloração uniforme, com pigmentos vibrantes, em tom de mel, mantendo a modernidade e jovialidade que a modelo remete.

Venha conhecer as COLORAÇÕES E TONALIZANTES RADIANCE PLUS 60G.

Você vai se apaixonar!

 

JULIANA ORIANI
Embaixadora Técnica S’ollér Brasil


COMPRE NO SITE COM O CUPOM DE DESCONTO: JU.ORIANI