Como clarear com coloração?

Receitas caseiras para cuidar dos cabelos funcionam?
1 de outubro de 2021
Você já ouvir falar em Canície?
1 de outubro de 2021

Como clarear com coloração?

Bom dia!

 

O assunto que escolhi trazer hoje para você sempre é alvo de muitas dúvidas. E eu quero te ajudar a entender um pouco mais.

Vamos CLAREAR COM COLORAÇÃO?

Quando clareamos um cabelo com coloração, devemos levar em conta a cor natural do cabelo e o fundo de clareamento que deseja chegar de acordo com a altura de tom da cor desejada.

Nesse processo o cabelo é clareado embora não vemos (pois existe a massa, a mistura aplicada) e se não acertar nesse clareamento não irá alcançar o fundo necessário e consequentemente não acertará na cor.

É muito importante entender que ao clarear com coloração quem clareia o cabelo não é a coloração e sim o oxidante! Por isso é imprescindível saber calcular a volumagem do oxidante que irá usar no processo, pois é ele que determina o grau de clareamento, não importa se irá deixar a mistura agindo por 1 ou 2 horas, pois se usar um oxidante de 10 vol irá clarear 1 tom, 20 vol irá clarear até 2 tons, 30 vol até 3 tons e 40 vol irá clarear somente 4 tons.

Não adianta deixar a coloração mais tempo no cabelo, pois não irá conseguir clarear mais!

Diferente de quando se clareia com descolorante, pois na descoloração quem determina o grau de clareamento é o tempo!

Quando aplicamos a mistura do pó descolorante com oxidante no cabelo, onde se consegue chegar ao clareamento desejado com 40 vol também se consegue com 20vol, a diferença vai ser o tempo que o produto ficará agindo nos fios e se o cabelo der condições de reaplicar o produto, se for necessário, para conseguir alcançar o fundo de clareamento desejado.

Sempre que que realizar esse processo, devemos antes fazer o teste de mechas para ver se alcançará o fundo de clareamento desejado com saúde dos fios e ver qual volumagem do ox irá usar no processo considerado o desejo da cor e condições do fios.

Ainda sobre clarear com coloração, é de suma importância acertar na volumagem do oxidante, pois ele é o responsável pelo clareamento da melanina natural e ao se misturar com a amônia da coloração permanente, irá desestabiliza- lá, haverá uma explosão de oxigênio que provocará o eriçamento das cutículas para que o corante oxidativo entre no córtex, se acople, fixe e revele a nova cor.

Um fator importante sobre o oxidante que não podemos esquecer é que saindo de bases escuras do 1 ( preto) ao 4 ( castanho médio) e na altura de 5 (castanho claro) se os fios forem grossos, este perde 1 volumagem. Por exemplo: saindo de um natural 4 e o desejo é um 7, precisa clarear 3 tons, porém sabendo que está saindo de um castanho médio irá perder 1 grau de clareamento, então deverá contar da seguinte forma: 4, 5, 6, 7 veja que nessa contagem foi determinado que irá precisar clarear 4 tons, então o ox usada deverá ser de 40 volumes.

A partir da altura de 6 e se o 5 os fios forem finos, irá contar normalmente. Exemplo: natural 6 e o desejo é um 8, irá contar 7, 8 ( 2 tons), irá usar ox de 20vol. Note que quem determina a volumagem do oxidante a ser usada na mistura é a cor natural do cabelo, a partir dele que deverá calcular quantos tons precisa clarear para saber qual volumagem utilizar.

Um ponto importante nesse processo é seguir a proporção indicada pelo fabricante,  se for 1 por 1,5 irá aplicar 60gr de massa para 90ml de oxidante, quando ouvir falar em proporção de 1 por 2, irá aplicar 60gr de massa para 120ml de ox ( essa proporção é utilizada na maioria para tonalizantes) para que o produto haja da forma esperada e revele a cor de desejo. Respeitando as medidas e proporções, evitamos também possíveis alergias causadas por excesso de ativos.

No exemplo da foto, temos no antes um cabelo com a cor cosmética desbotada pelo tempo e uma raiz natural na altura de 5 (castanho claro) com fios finos.

O desejo da cliente é um loiro dourado levemente acobreado com pontos de iluminação.

Optei pela aplicação da coloração primeiro na raiz, seguindo para o comprimento e pontas. A cor escolhida foi 30g de 7.0 + 30g de 7.03 + 10g de 7.44 com oxidante de 20 volumes, já que a raiz precisava ser clareada apenas dois tons.

Após a coloração, coloquei algumas mechas em pontos estratégicos, usando o pó descolorante Hi blond com ox de 20 volumes, criando assim uma leve iluminação, remetendo delicadeza e ao mesmo tempo trazendo modernidade ao visual.

 

Vem transformar! Vem pro mundo Sollér!

 

Juliana Oriani

Embaixadora Técnica Sollér Brasil

COMPRE NO SITE COM O CUPOM DE DESCONTO: JU.ORIANI