Mitos e verdades sobre como cuidar dos seus cabelos!

Você sabe a diferença entre matização, neutralização e tonalização?
1 de outubro de 2021
Você faz o diagnóstico ou anamnese da forma correta?
1 de outubro de 2021

Mitos e verdades sobre como cuidar dos seus cabelos!

Boa tarde!

Vivemos um tempo em que enxurradas de informações são despejadas sobre nós! E muitas dessas são apenas apelos de marketing, que acabam bagunçando o nosso entendimento e assim nos leva a praticas não saudáveis na hora do cuidado com o nosso cabelo.

Pensando nisso, hoje quero conversar com você sobre mitos e verdades! Vou te apresentar algumas práticas que funcionam de verdade na saúde dos fios, e as que são apenas informações distorcidas e atrapalham os bons hábitos na hora de cuidar das madeixas.

MITOS:

- HIDRATAÇÃO COM LEITE, MEL OU OUTROS INGREDIENTES IN NATURA SÃO MAIS EFICAZES PARA O CABELO.

Todos esses ingredientes possuem lipídios e, sendo assim, propriedades hidratantes. Mas, utiliza-los em seu formato natural não é recomendado. Na maioria das vezes, esses não são absorvidos pelo cabelo por causa do peso molecular. E alguns desses ingredientes fazem um efeito passageiro e superficial. Também podem deixar resíduos nos fios ou no couro cabeludo, além do excesso de oleosidade se forem aplicados diretamente na raiz.

O ideal é fazer uso de produtos profissionais, que foram estudados e processados para agir dentro do córtex, e assim entregar os benefícios dos ativos de forma rápida e eficaz.

- PUXAR FIOS BRANCOS EVITA QUE OUTROS NASÇAM NO LUGAR.

Os fios brancos nascem porque naturalmente acontece a diminuição de produção da melanina. Isso acontece quando os fios vão ficando envelhecidos, não há como evitar! Sendo assim, quando arrancamos um fio branco, logo nascerá outro fio branco no mesmo lugar.

- RASPAR O CABELO FAZ O FIO ENGROSSAR.

Uma lâmina não altera a estrutura e a composição do cabelo. Os métodos de depilação que puxam os fios pela raiz, como no caso da depilação com cera, podem sim afina-los ou até criar falhas na região. Mas, quando voltamos a usar a lâmina, que faz o corte superficial dos fios, ele volta ao normal.

- ADICIONAR VITAMINA OU ANTICONCEPICIONAL NO SHAMPOO FAZ O CABELO CRESCER.

De acordo com especialistas, adicionar esses itens na fórmula, além de não entregar resultado positivo, eles podem danificar os cabelos, pois os mesmos alteram a composição química do produto, podendo desestabilizar a fórmula.

 

VERDADES

- É NECESSÁRIO APLICAR O SHAMPOO DUAS VEZES QUANDO ESTOU HIGIENIZANDO OS FIOS.

A primeira aplicação do shampoo é voltada para remover o excesso de oleosidade do couro cabeludo, sendo assim, muitas vezes essa aplicação não é suficiente para remover os resíduos do comprimento e pontas. Já, quando fazemos a segunda aplicação, percebemos a remoção desses resíduos em todo o cabelo.

- ÁGUA FRIA DÁ MAIS BRILHO NO CABELO.

A água fria promove mais brilho nos cabelos, porque fecha as cutículas. Se o clima for de inverno, opte pela água morna, e faça o ultimo enxágue com a água mais fria.

- DEVEMOS USAR O SHAMPOO E CONDICIONADOR DA MESMA MARCA.

Quando usamos o shampoo e o condicionador da mesma marca, por terem os ativos que combinam entre si, além da mesma tecnologia, o desempenho sempre será de alta performance.

- DORMIR COM O CABELO MOLHADO FAZ MAL.

A umidade no couro cabeludo propicia um ambiente favorável para o aumento de fungos e bactérias, resultando no aumento da oleosidade, formação de caspa, podendo desenvolver até doenças do couro cabeludo.

- UMA BOA ALIMENTAÇÃO DÁ MAIS BRILHO E SAÚDE PARA OS FIOS.

O equilíbrio na alimentação garante boa saúde aos fios. Quando estamos com os nutrientes do nosso corpo em déficit, podemos ter problemas como fios quebradiços, opacos, além de quedas severa dos cabelos. Então vale a pena, investir numa alimentação rica em fibras e nutrientes, e pobre em gorduras.

- O USO CONSTANTE DE CHAPÉU E BONÉ É PROPICIO PARA O DESENVOLVIMENTO DA CASPA.

Quando usamos esse tipo de acessório sem pausas, criamos um ambiente abafado, onde não acontece uma ventilação necessária para a saúde do couro cabeludo. Assim se cria um ambiente favorável para a oleosidade excessiva e o aparecimento da temida caspa.

 

Vale lembrar que o uso do secador e chapinha também gera muitas dúvidas. Mas, fique tranquila(o), hoje existem os protetores térmicos que são carregados de tecnologia para proteger o fio da alta temperatura, e ainda de quebra protegem as pontas evitando as temidas pontas duplas.

 

Vem conhecer! Vem pro mundo Sollér!

JULIANA ORIANI

Embaixadora Técnica Sollér Brasil

COMPRE NO SITE COM O CUPOM DE DESCONTO: JU.ORIANI