1. Dia sim, dia não

A principal indicação é lavar os fios em dias alternados para todos os tipos de cabelos, entretanto, há algumas especificidades que podem alterar a rotina de lavagem. Lavar com longo espaço de dias pode deixar o cabelo oleoso e aumentar a queda. A lavagem em excesso também pode causar a mesma reação: oleosidade e queda.

É importante destacar que a frequência exata de lavagem deve respeitar a rotina de cada pessoa. Para quem tem cabelo crespo, o ideal é espaçar ainda mais o período de limpeza capilar, pois o uso excessivo de shampoo pode danificar a estrutura dos fios, que são mais frágeis por natureza. Uma dica é testar diferentes espaços de tempos para lavagem durante o mês e perceber qual a aceitabilidade dos fios com relação a isso.

02. Atenção aos produtos

Esse é um delicado ponto que deve ser analisado com muita cautela e atenção! É fundamental estabelecer quais produtos utilizar no seu boxe para manter os fios nutridos, hidratados e saudáveis. Recomenda-se o uso de dois pares de shampoo e condicionadores de diferentes marcas e com funcionalidades distintas. Isso se aplica para qualquer tipo de cabelo, seja quimicamente tratado, cacheado ou descolorido.

03. Água quente, não!

É ideal lavar as madeixas na água mais fria que você suportar. Isso não significa tomar um banho todo gelado, e sim apenas aplicar a água fria no final da lavagem. A água quente em uso excessivo é prejudicial não só para o couro cabeludo, mas também para a pele em modo geral.

04. Uma massagem cai bem

Durante a lavagem, faça uma leve massagem nos fios e couro cabeludo com as pontas dos dedos. Esse procedimento permitirá maior aderência dos produtos nos fios. Não utilize as unhas para a lavagem.

05. Nutrição nunca é demais

Conhecer a necessidade dos seus fios é fundamental para tratá-los de modo adequado. Para aquela semana em que os cabelos estão mais ressecados e desnutridos , indica-se o uso de um tratamento mais intenso, com shampoo, máscara e ampola para hidratação. Veja aqui qual utilizar.